Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 04.11.16 - 20h32

Prefeitura do Recife inicia ciclo de formações do PNAIC

img_alt

Atividades acontecerão principalmente durante a semana, para estimular a participação dos cerca de 1.300 profissionais inscritos (Foto: Cortesia)

A Prefeitura do Recife deu início, nesta sexta-feira (4), ao ciclo de formações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC 2016). O lançamento aconteceu na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, com a presença de representantes das Secretarias de Educação do Recife e de Pernambuco, além dos mais de mil professores e coordenadores pedagógicos inscritos. As formações começam de imediato, principalmente durante a semana, para estimular a participação dos profissionais.

"Nossa expectativa é alta. Nos últimos três anos, avançamos muito na pavimentação do caminho, com a reconstrução da política de ensino, a implantação da aula-atividade e três seleções para a formação do time de coordenadores pedagógicos. Todos esses avanços nos permitirão fazer um processo de alfabetização e letramento para todos, com avaliações constantes e discussões nas escolas e nos comitês", afirma o secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais.

Este ano, 1.133 professores e 155 coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino do Recife estão inscritos no PNAIC. "O grande salto será transformar a formação em prática pedagógica. Construir um processo de alfabetização é um trabalho desafiador, que gera o prazer de ver a criança entrando no mundo das letras", complementa a secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Ana Selva.

De acordo com a gerente-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico da Secretaria de Educação do Recife, Renata Jatobá, o PNAIC 2016 envolve quatro eixos: formação continuada dos professores, avaliações sistemáticas, gestão, controle social e mobilização, uso de materiais didáticos e tecnologias educacionais. "Haverá reuniões mensais no comitê gestor e na escolas, com participação dos técnicos de monitoramento e dos coordenadores pedagógicos no fortalecimento da aprendizagem", afirma.

ALFABETIZAÇÃO - O PNAIC, que envolve a formação de professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, é desenvolvido em consonância com o Programa de Letramento do Recife (Proler), da PCR, que  objetiva garantir a alfabetização do estudante até o 1º ano (com 6 anos de idade) - dois anos a menos que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma, nas escolas, creches e creches-escolas da rede municipal de ensino do Recife, as crianças começam a aprender a ler no grupo 4 da Educação Infantil, aos 4 anos.