NOTÍCIAS

Infraestrutura | 04.11.16 - 15h04

Prefeitura do Recife utiliza material reciclado para a requalificação de vias

Quase quatro mil toneladas de resíduos provenientes da construção civil deixaram de ser destinadas ao aterro sanitário e passaram a compor uma das camadas de pavimentação de ruas e avenidas

 

Os serviços de requalificação da malha viária no Recife contam com uma novidade. É que a Prefeitura do Recife está utilizando resíduos provenientes da construção civil para compor a base e a sub-base da pavimentação em algumas vias da cidade. Até agora, quase quatro mil toneladas de materiais deixaram de ser destinados ao aterro sanitário, passando a compor uma das camadas do pavimento. A iniciativa é uma alternativa sustentável para a gestão desse tipo de resíduo e reafirma o compromisso do município no cuidado com o meio ambiente.

A ação tem o apoio da Universidade de Pernambuco (UPE) no acompanhamento do desenvolvimento do trabalho, garantindo a qualidade na sua execução. A inserção do material reciclado teve início em agosto nas ruas Adelino Frutuoso, Adelmar Tavares e Camilo Colier, localizadas no bairro do Cordeiro. As vias possuem grande fluxo deveículos e pedestres e passaram por um serviço de pavimentação em asfalto, que melhorou a mobilidade da população.

Fundamental para garantir a estabilidade e durabilidade do pavimento, a base e a sub-base são geralmente formadas por brita granulada simples (espécie de pedra triturada). Com a alternativa, esta fase do trabalho de pavimentação passa a ser composta a partir dos entulhos gerados pelas construções, que são previamente selecionados e processados por uma empresa contratada pelo município.

“A parceria com a UPE, para que a instituição analise as etapas do processo, contribui para assegurar o cumprimento das normas técnicas que envolvem o uso de resíduos sólidos oriundos da construção civil na pavimentação. A iniciativa proporciona um imenso ganho ambiental e mostra que é possível aliar práticas sustentáveis às ações demanutenção da cidade”, ressalta a diretora de Manutenção Urbana da Prefeitura, Fernandha Batista.

Até o momento, outros dez locais receberam o serviço já com a utilização dessa inovação. São eles: Rua Professor Bandeira (Iputinga); Rua Luiz de Lacerda (Iputinga); Rua Água Branca (Iputinga); Rua Cristóvão Cavalcanti (Iputinga); Rua Desembargador Altino (Várzea); Rua Antônio Vieira (Madalena); Rua Manoel Bernardes (Madalena); Rua Dr Tavares Correia (Imbiribeira); Rua Engenheiro José Brandão Cavalcanti (Imbiribeira) e Rua Deputado Edson Moury Fernandes (Imbiribeira).

Outras quatro vias estão com o trabalho em andamento: Rua Chagas Ferreira (Dois Unidos); Rua Bom Jardim (Afogados); Rua Júlio Oliveira (Iputinga) e Rua David Kalfman (Imbiribeira).