Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 04.11.22 - 10h12

Projeto Smartlet ancora no Bairro do Recife conectando inovação e tecnologia às pessoas

img_alt

Bairro do Recife ganha o primeiro Smartlet da cidade, um espaço desenvolvido pensando em unir tecnologia a um mobiliário urbano convidativo a vivenciar a cidade de um jeito moderno e sustentável. (Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife)


O nome é bem diferente: Smartlet. Um mobiliário urbano inteligente e espaço de convivência que alia tecnologia, conforto e sustentabilidade num só lugar. Recife passa a contar com essa estrutura, oferecida para uso da população gratuitamente, a partir desta quinta-feira (3), no bairro do Recife. O projeto, situado na Praça do Centro de Artesanato - entre o Museu Cais do Serão e a loja de Bebidas de Pernambuco -, leva o mesmo nome, Smartlet, faz parte dos projetos de empresas de tecnologia e startups incubados dentro do E.I.T.A! Labs, neste caso, em parceria com o Programa Recentro, ambas iniciativas da Prefeitura do Recife.

Inovação e modernidade se encontram no Smartlet. A estrutura é alimentada por energia solar e conta com wi-fi, carregadores para celulares e notebooks, bancadas e bancos num ambiente projetado com ar despojado e visual diferenciado. O objetivo é integrar tecnologia a um espaço de convivência urbana agradável conectando pessoas e as pessoas à cidade de um jeito diferente. A ideia do projeto nasceu da junção de duas empresas com expertises diferentes: a Videoporto Mídia, focada no desenvolvimento de mídias, e a Hephaenergy, que traz a experiência no desenvolvimento de mobiliário urbano inteligente.

Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o Smartlet é um equipamento inovador, que conecta as pessoas, criativo, sustentável e que vai trazer mais vida para o centro. Com ele, a cidade passa a ter mais um espaço de convivência. O projeto faz parte do E.I.T.A! Labs, um laboratório de experiências aqui para o centro para que a gente teste protótipos e consigamos ampliar para outras áreas da cidade”, informou a gestora.

O Diretor Executivo da Videoporto, Davison Souza, disse que o equipamento tem grande significado  não apenas por ser o primeiro do Recife, mas também do Brasil.  "Não tem linha de mobiliário inteligente nesse patamar e foi executado por empresas recifenses  e ligadas ao Porto Digital".  O equipamento conta com um wi-fi de alta velocidade, com 200 megabytes, proporcionada pela hot-link, pioneira na área e também parceira da inovação. Outro parceiro do projeto é a Hephaenergy. “Nós pensamos em um mobiliário urbano que unisse as pessoas e chegamos num bom resultado”, comentou Felipe Batista, CEO da empresa. Ele espera ter smartlets instalados em cinco capitais até o final de 2023.

Assim como os 10 projetos até então selecionados e que avançaram dentro do E.I.T.A! Labs ao longo deste ano, o Smartlet passa agora para a fase de experimentação: é hora da aceleração do projeto a partir do Produto Mínimo Viável, o MVP. É por meio do MVP que os desenvolvedores têm a oportunidade de colocar à prova a usabilidade de tudo que planejaram dentro de um ambiente controlado podendo ajustar o que ainda for necessário, confirmar levantamos feitos nas fases iniciais de elaboração e, assim, ter a chance de expandir a estrutura do mobiliário urbano inteligente para outras partes da cidade. Até o final desta ano outros cinco projetos que também estão incubados no E.I.T.A! Labs serão implantados na cidade para a fase de experimentação. 

Para o E.I.T.A! Labs, iniciativa desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Transformação Digital, pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), a experimentação de projetos mergulhados na inovação por meio de contratos específicos e desburocratizados são a chave de um grande negócio. Ganha quem traz suas ideias para ancorar e incubar dentro da Prefeitura do Recife, ganha a cidade e ganha a população, principal beneficiária do legado que a inovação digital é capaz de oferecer.

As ideias do E.I.T.A! Labs ganha ainda mais força ao se aliar ao Programa Recentro, uma outra importante frente de trabalho da Prefeitura do Recife que traz na sua essência a revitalização urbana e econômica do Centro Histórico da capital pernambucana que inclui os bairros do Recife, Santo Antônio, São José e Boa Vista. No projeto do Smartlet, o Recentro exerceu papel crucial na mobilização com os diversos órgãos públicos, auxiliando na expedição de licenciamentos e solicitação de autorizações.

“Para o Porto do Recife é muito importante apoiar essa iniciativa e ter um projeto tão inovador sendo lançado na área portuária recifense. Os turistas que chegam a partir do nosso terminal de passageiros terão agora um mobiliário urbano onde poderão usufruir de Wi-Fi gratuito e mais um espaço para contemplação da beleza do bairro do Recife. Essa estrutura também nos ajuda no desenvolvimento de ações para a nossa comunidade vizinha, a Comunidade do Pilar. Além do acesso à internet, o Pilar também poderá contar com um espaço próximo com capacidade de receber cursos e oficinas”, Tito Moraes, presidente do Porto do Recife.

CONTRATOS PÚBLICOS PARA SOLUÇÕES INOVADORAS - De maneira inédita, a Prefeitura do Recife assinou os primeiros Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSI) neste ano de 2022. Diferente das contratações que passam por licitações clássicas seguindo a lei nº 8666, os CPSIs são contratações muito mais simples, indicadas pelas diretrizes gerais do Marco Legal das Startups e que permitem contratações públicas voltadas para empresas e startups com foco em soluções inteligentes. 

Um laboratório a céu aberto com inovação e co-criações por toda parte, o Recife se abre para novas e reais possibilidades de uma cidade inteligente e conectada com o futuro. A capital pernambucana investe na criatividade e em parcerias para oferecer ao mundo a sua Living Labs: o E.I.T.A! Labs. E todo esse movimento conta com o Marco Regulatório das Startups oferecendo as diretrizes para a aplicabilidade dos Contratos Públicos para Soluções Inovadoras.

RECENTRO - É um grande plano de manutenção, de cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada dos Bairros do Recife, São José e Santo Antônio. O Projeto inclui incentivos fiscais para empreendedores dessas áreas. O Projeto Recentro é baseado em quatro eixos estratégicos desenvolvidos pela Prefeitura da Cidade do Recife: Viver Bem; Viver as Oportunidades; Viver a Cidade; Gestão Integrada e Digital.