Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.11.22 - 10h14

Recife Cuida nos Bairros chega à 5ª edição neste fim de semana

img_alt

Ao longo do sábado (5) e domingo (6), os moradores das comunidades da Linha Férrea, Vila Imperial, e Travessa do Gusmão, no bairro de São José, e do Conjunto Habitacional do Pilar, no Bairro do Recife, serão beneficiados com uma série de serviços de saúde sem necessidade de agendamento. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)


A 5ª edição do Recife Cuida nos Bairros está chegando! Nestes sábado (5) e domingo (6), o mutirão da Prefeitura do Recife vai beneficiar os moradores das comunidades da Linha Férrea, Vila Imperial e Travessa do Gusmão, no bairro de São José, e do Conjunto Habitacional do Pilar, no Bairro do Recife. A ação, que vai acontecer na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, no Bairro do Recife, área central da cidade, tem como objetivo ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde, que por algum motivo têm dificuldade de chegar até a Rede Municipal. Serão oferecidas consultas, exames, avaliação física, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros serviços.

Ao longo do sábado (5), das 8h às 18h, e do domingo (6), das 8h às 14h, serão ofertadas, sem necessidade de agendamento, consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista e enfermeiro. A iniciativa faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que, com  um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões, está promovendo a maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Nas quatro edições anteriores, foram realizados mais de 27 mil atendimentos para os recifenses. 

Ainda serão ofertados preventivo ginecológico, exames de mamografia, testes de covid-19, além de testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais. Profissionais da Secretaria da Mulher também estarão presentes nos dois dias, para orientar a população sobre questões de violência doméstica. Também será possível receber acolhimento por meio dos profissionais da saúde mental.

Quem for ao mutirão também poderá atualizar o cartão de vacinação e tomar a vacina contra covid-19, além de fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e receber orientação nutricional. Durante o evento, também serão entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal.

Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) vão realizar auriculoterapia. No local, haverá participar de palestras, aulas de dança, alongamento corporal, entre outros. Além disso, nos dois dias haverá uma programação voltada para crianças, com contação de histórias, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores.

Tanto no sábado quanto no domingo, os profissionais da Vigilância Ambiental do município também vão aplicar vacina antirrábica animal em gatos e cachorros na área externa da Escola. Para garantir a imunização de seu pet durante o evento, o tutor vai precisar apresentar a carteira de vacinação do animal. Quem não tiver o documento, receberá a carteirinha no ato da imunização, com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada.

 

SERVIÇO:

5ª EDIÇÃO DO RECIFE CUIDA NOS BAIRROS

Data/horário: sábado (5), das 8h às 18h, e domingo (6), das 8h às 14h

Local: Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar - Rua do Brum, s/n, Bairro do Recife

ASSUNTOS: