Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 04.11.22 - 19h31

Recife passa a ser primeiro município brasileiro a integrar Rede de Cidades Cervantinas

Rede, criada em 2017, reúne 28 destinos, na Europa, África e América

Um ano depois de ser aceita na rede de Cidades Criativas da Unesco por sua produção e profusão musical, o Recife acaba de receber outro título que comprova o reconhecimento internacional a seu protagonismo histórico e cultural. A capital pernambucana é a primeira cidade do Brasil a integrar a Rede de Cidades Cervantinas, que reúne destinos de todo o mundo, articulados pelo governo espanhol para celebrar e difundir a obra de Miguel de Cervantes, um dos mais importantes autores da literatura mundial.

A Rede tem como propósitos favorecer a integração entre os lugares ligados pela vida e pela obra de Cervantes; a promoção de atividades conjuntas que possibilitem um maior desenvolvimento de suas comunidades, em nível educacional, cultural, turístico ou econômico; e a difusão da vida e da obra do autor, por meio de programas específicos, que podem ou não ser partilhados pelas diferentes cidades, com o objetivo de fazer de Cervantes um eixo de desenvolvimento.

“O Recife acaba de assegurar acesso a mais uma plataforma de internacionalização cultural, demonstrando a força e a relevância de sua produção artística, que sempre foi referência pro mundo inteiro. Agora temos mais um canal aberto para trocas, um enriquecimento diverso e promissor para a nossa cultura”, afirma a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem, celebrando mais um troféu de visibilidade internacional que a cidade coloca em sua prateleira de atributos culturais e turísticos, no curto período de um ano.

Para a candidatura à Rede, formalizada no primeiro semestre deste ano pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, foi submetido um dossiê para comprovar as várias interseções entre Cervantes, a capital pernambucana e sua cultura.

Além de batizar até praça, na Ilha do Leite, Cervantes e seu quixotesco imaginário têm e sempre tiveram diálogo intenso com a produção cênica e literária nordestina e recifense, especialmente em manifestações como o mamulengo e na obra de escritores como Gilberto Freyre, Ariano Suassuna e Jota Borges, que chegou a editar um cordel célebre, esgotado e disputado, sobre o pretenso encontro de Lampião com Dom Quixote, lançado em 2005, por ocasião da celebração dos 400 anos de Miguel de Cervantes.  

A Rede de Cidades Cervantinas existe desde 2017 e conta com 28 cidades na Europa, África e América.