Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.11.25 - 11h52

Recife amplia ações do “PrEPara a Prevenção” em novembro e reforça o acesso à PrEP e testagem de ISTs

Com ações descentralizadas e acolhimento multiprofissional, a Secretaria de Saúde do Recife leva, aos sábados, testagens, insumos e orientação sobre prevenção combinada contra o HIV

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) segue, durante o mês de novembro, com a estratégia “PrEPara a Prevenção”, que leva a diferentes pontos da cidade ações voltadas à profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), testagens rápidas para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e distribuição de insumos de prevenção. As atividades acontecem aos sábados, com atendimento por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso da população às diversas formas de cuidado e prevenção, de maneira descentralizada e inclusiva, promovendo saúde e acolhimento com equidade”, destaca Airles Ribeiro, coordenador do Setor de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife.

A PrEP é um método seguro e eficaz na prevenção do HIV, que consiste no uso de comprimidos orais antes da relação sexual. Além do medicamento, as ações também disponibilizam preservativos internos e externos, gel lubrificante e testagem rápida, com resultado em até 30 minutos. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente é acolhido e encaminhado imediatamente para tratamento no próprio serviço especializado.

As atividades da estratégia serão realizadas das 8h às 17h, com exceção do SAE Gouveia de Barros, que funcionará até as 16h, conforme cronograma:

01/11 – SAE Lessa de Andrade (Madalena)
08/11 – Policlínica Clementino Fraga (Vasco da Gama)
15/11 – SAE Gouveia de Barros (Boa Vista)
22/11 – Policlínica Albert Sabin (Tamarineira)
29/11 – Policlínica Salomão Kelner (Água Fria)

Além das ações itinerantes, a PrEP também está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos SAEs das Policlínicas Lessa de Andrade e Gouveia de Barros, e no Ambulatório LGBT Patrícia Gomes. O atendimento é gratuito e realizado por uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais. A PrEP é indicada para pessoas sexualmente ativas a partir dos 15 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade ao HIV. A recomendação do uso considera fatores de risco individuais, e não apenas de pertencer a um grupo populacional específico.

 
ASSUNTOS: