NOTÍCIAS

| 04.12.11 - 13h53

Quadro do programa Fantástico conta com apoio da Secretaria de Saúde do Recife

Por Tádzio Estevam

[caption id="attachment_11235" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Luciano Ferreira"][/caption]

A manhã deste domingo (04) foi decisiva para àquelas pessoas que pretendem parar de fumar. Durante todo o período, vários profissionais estiveram empenhados durante a ação Brasil sem Cigarro, lançada pela Rede Globo por meio do programa dominical Fantástico, cujo objetivo principal é ajudar os fumantes a largarem o vício da nicotina. Técnicos da Secretaria de Saúde do Recife participaram do evento com a distribuição de material educativo, com endereço dos Centros de Atenção Psicossocial e com esquetes realizadas pelos atores e atrizes do Consultório de Rua, integrante do programa de Redução de Danos/Mais Vida.

De acordo com a técnica e uma das coordenadoras do programa de combate ao Tabagismo da PCR, Jhoanize Brito, as ações desenvolvidas durante o evento foram muito importantes para os interessados em largar o vício com a ajuda de profissionais da rede municipal de saúde. “O Recife tem atualmente 1,6 milhão de habitantes. Desse total, 14% é fumante. Contudo, a adesão aos nossos serviços que são oferecidos nos seis CAPS tem surtido muito efeito e participar de um evento como esse é muito válido”, disse.

Dona Maria José dos Santos, 46 anos e fumante há mais de 20, aproveitou o dia de sol para sair do bairro do Ibura e ir à praia. Chegando nas mediações do Parque Dona Lindu, local onde aconteceu a ação -, se aproximou para ver o que estava acontecendo. “Ao chegar aqui, fumando, morri de vergonha, pois cheguei num local onde todos estão empenhados em deixar um vício que me persegue há anos! Eu já estava querendo deixar o cigarro, mas não tenho forças. Espero que com a ajuda da prefeitura eu possa conseguir largar essa porcaria”, ansiou a dona de casa que fuma quase três carteira de cigarro por dia.

O público ainda utilizou outros serviços oferecidos pelo Sesc, empresa parceira da ação juntamente com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Rede Globo. Foi possível medir os níveis de monóxido de carbono e nicotina no organismo, aferir a pressão arterial e, ao final, assistir a uma breve palestra coordenada pelo Dr. Drauzio Varella, apresentador do quadro Brasil sem Cigarro, exibido no Fantástico.