NOTÍCIAS

Cultura | 04.12.12 - 12h23

Comissão pernambucana viaja para Paris em defesa do Frevo

Foto: Inaldo Lins

Uma comissão formada por músicos, bailarinos, carnavalescos e pesquisadores pernambucanos se despediu do Recife, na tarde de segunda-feira (03), ao som do ritmo e com passos eletrizantes do Frevo. O embarque foi alegre, em clima carnavalesco, já que a delegação pernambucana viaja para a capital francesa para representar a grande expressão cultural do carnaval pernambucano, em busca do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A despedida foi uma grande festa, com orquestra e passistas de frevo animando os integrantes da comitiva antes do embarque realizado no Aeroporto Gilberto Freyre/Guararapes. Também participam do encontro na Unesco em Paris, a ministra da Cultura, Marta Suplicy; a presidenta do Iphan, Jurema Machado; a secretária de Cultura do Recife, Simone Figueirêdo; e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), André Brasileiro.

A comissão que viaja para representar o Frevo em Paris é formada por 25 pessoas, sendo artistas e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Olinda e Fundação Joaquim Nabuco. Confira lista abaixo. Em Paris, o grupo pernambucano participará da 7ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, quando serão analisadas propostas de diversos países para inclusão nas listas de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O encontro internacional ocorre na sede da Unesco,  desta segunda-feira (03) até 7 de dezembro.

Na reunião da Unesco, passistas, músicos, integrantes de blocos líricos, bonequeiro, porta-estandarte e flabelista irão realizar uma apresentação ao vivo que pretende sensibilizar e envolver os avaliadores para a beleza e pluralidade do frevo, que se expressa através da música, da dança e da plasticidade das fantasias.