Cantata Natalina encanta 450 alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife
Mais de 450 alunos dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino do Recife assistiram à Cantata Natalina organizada pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife, nesta quinta-feira (04), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena. Houve apresentação de dois corais formados por alunos das Escolas Municipais Pedro Augusto, Casa dos Ferroviários e Darcy Ribeiro.
O maestro Thiago Herculano preparou os alunos da Escola Pedro Augusto durante um mês. Eles começaram a apresentação com a versão original do clássico Noite Feliz e prepararam uma surpresa: três atores do NAC interromperam a canção para mudar o ritmo da música. Os meninos recomeçaram a cantar em ritmo de jazz e colocaram as crianças da plateia para bater palmas e sorrir. "A música na escola é muito importante. Nós trabalhamos com os alunos e eles crescem, nos encantam", declarou o maestro Thiago, que teve a ajuda da banda do NAC acompanhando as crianças.
As amigas Franciely Siqueira e Micaelly Araújo, alunas do 1º ano da Escola Municipal dos Remédios, sentaram nas primeiras cadeiras para ver a cantata. "É tudo muito bonito, muito legal. Eles cantam muito bem", atestou Micaelly, que tem 6 anos e adora ouvir músicas de Natal. "É muito bom. Eu gosto de música de Natal e é a primeira vez que vejo uma apresentação assim", contou Richard Oliveira, aluno do 2º ano da Escola Nova Aurora. No auditório, também estavam presentes estudantes das escolas Ricardo Gama, Magalhães Bastos, General San Martin, Pintor Lula Cardoso Ayres, Severina Bernardete Teixeira e Alto do Refúgio.
Enquanto os corais cantavam, os atores do Núcleo de Atividades Culturais iam contando a história do Natal entre as apresentações. Loyrane Souza, aluna do 2º ano da Escola Pintor Lula Cardoso Ayres, não economizou nos elogios. "É a primeira vez que vim ver uma apresentação de Natal e achei tudo lindo. Foi muito bom ouvir Noite Feliz. Muito bonito", completou.
De acordo com o maestro Marcos Galdino, diretor do NAC, oferecer um evento natalino é algo grandioso. "Estamos falando do nascimento de Jesus. É ensinar o amor ao próximo através da música. Esse fator é que torna isso aqui tão importante", disse o diretor.
A emoção do palco passava para a plateia. Ver as crianças cantando foi motivo de orgulho para quem trabalhou com elas. O maestro Alexandre Costa passou dois meses ensaiando com os alunos das Escolas Casa dos Ferroviários e Darcy Ribeiro e se surpreendeu com a evolução dos estudantes. "A motivação e a ansiedade positiva deles é incrível. Já fizemos algumas apresentações e vemos o quanto a música contribui para o desenvolvimento social e cultural desses meninos", declarou Alexandre, que ao lado das crianças tocou e cantou músicas sacras.
Segundo o secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, a Secretaria de Educação trabalha a arte de forma transversal às outras disciplinas. "Estimulamos a capacidade de refletir, criticar e imaginar dos estudantes. Isso influencia todas as disciplinas. É um trabalho que contribui para a formação pedagógica e também dessas crianças como cidadãs", avaliou.