NOTÍCIAS

Saúde | 04.12.15 - 15h58

Morro da Conceição recebe 2º mutirão de combate ao Aedes aegypti, neste sábado (5)

Os agentes de saúde devem visitar cerca de 2.100 imóveis na comunidade

 

Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do Recife participam, a partir das 7h, neste sábado (5), no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade, do 2º mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O ponto de encontro será a Upinha Moacyr André Gomes, localizada na Avenida Norte, 5.400, em frente à Praça do Trabalho, em Casa Amarela. A ação, que deverá atingir 2.100 imóveis, faz parte do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti da Prefeitura do Recife.

Durante toda a manhã, aproximadamente 40 asaces vão circular pelas ruas da comunidade, visitando as casas, para dar orientações aos moradores sobre como evitar os criadouros do vetor. No Largo Dom Luiz (subida do Morro da Conceição), será montado um laboratório onde as pessoas poderão observar as fases do transmissor – da larva até o mosquito.

No local também terá uma panfletagem educativa. Nas ruas e nas casas, o trabalho inclui ainda a eliminação mecânica ou o tratamento focal de criadouros com larvas do mosquito. Os asaces também vão identificar os pontos críticos de lixo, para serem coletados pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife.

Mutirão na Cohab – No último sábado (28), vários profissionais da Prefeitura do Recife iniciaram um grande mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, numa campanha de reforço ao trabalho de enfrentamento ao Aedes aegypti. Os profissionais visitaram 1.053 imóveis da comunidade. Destes, 457 estavam fechados. Quatro proprietários recusaram a visita dos agentes.

 

Confira algumas orientações da Prefeitura do Recife para prevenir focos do mosquito Aedes aegypti:

- Manter caixas d'Água, tonéis e tanques sempre bem tapados;

- Deixar garrafas e recipientes vazios e com a boca para baixo;

- Guardar pneus em local coberto;

- Retirar a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana, não esquecendo de lavar com sabão;

- Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;

- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter as lixeiras bem fechadas;

- Não jogar lixo em terrenos baldios;

- Remover folhas e galhos, e tudo que possa impedir a passagem de águas pelas calhas;

- Verificar se todos os ralos da casa não estão entupidos e limpar uma vez por semana;

- Não deixar água de chuva acumulada sobre a laje.