NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 04.12.15 - 20h14

Prefeito lança 500 vagas para voluntários contra o Aedes Aegypti no Transforma Recife

img_alt

Geraldo Julio convocou entidades filantrópicas para o engajamento na luta contra o aedes aegypti. Através de inscrição pela plataforma, os interessados poderão se candidatar a vagas e se tornarem multiplicadores de informações. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Mais um segmento da sociedade vai se tornar parceiro da Prefeitura do Recife no combate ao Aedes Aegypti. Instituições filantrópicas que atuam em áreas diversas vão se engajar na luta contra o mosquito que é causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Na tarde desta sexta-feira, o prefeito Geraldo Julio lançou, através da plataforma Transforma Recife, 500 vagas para voluntariado, que poderão colaborar como agentes multiplicadores de informações, atuando como mais uma parcela da população empenhada na luta contra o mosquito.

"Precisamos de toda a população empenhada, se esforçando para combater a proliferação do mosquito".

Segundo o prefeito, quanto mais pessoas estiverem dispostas a disseminar informações de controle, mais o Recife estará protegido. "Precisamos de toda a população empenhada, se esforçando para combater a proliferação do mosquito. O Recife já é a capital mais solidária do país, e o Transforma Recife mostra isso, com mais de 60 mil voluntários engajados, 400 entidades e mais de 200 mil horas de trabalho voluntário contabilizado. Agora essa força toda, dos recifenses que já estão, e dos que querem estar no Transforma Recife, vai se voltar para o combate ao Aedes aegypti", falou o prefeito Geraldo Julio, que mencionou o Recife como sendo a capital da solidariedade.

O Projeto Transforma Recife funciona como uma plataforma digital, que aproxima voluntários e entidades que necessitam de ajuda. O site, que funciona como uma rede social cruzando perfis de interesse com ofertas de trabalho voluntário em entidades do Recife, é o primeiro do Brasil lançado por uma prefeitura. Lá, de acordo com o interesse de quem pretende se inscrever, incluindo preferências de atuação, localização e disponibilidade, o site irá mostrar as oportunidades de trabalho voluntário, criando um elo entre os interessados e as organizações.

Diante do crescente número de casos relacionado às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, as pessoas que atuam com filantropia não poderiam ficar de fora, como detalhou Fábio Silva, coordenador do projeto Transforma Recife. " Já temos essa rede de pessoas interessadas em ajudar, em fazer o bem. Agora o nosso convite é que essa rede se amplie, que as pessoas acessem o nosso endereço, que é o www.transformarecife.com.br e sejam agentes multiplicadores de informação. Nossos voluntários serão capacitados pela Secretaria de Saúde do Recife, e depois poderão distribuir material informativo a população e orientar sobre os cuidados e prevenção contra o mosquito", explicou.

Desde que foi constatado o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, na cidade, a Prefeitura do Recife decretou, no último domingo (29),  Situação de Emergência no Recife, o que fez com o prefeito Geraldo Julio convocasse diversas  esferas da sociedade civil para o engajamento na luta contra o vetor.               

REFORÇO - Na manhã desta sexta (4), o gestor municipal se encontrou com  o presidente dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de  Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz, que também garantiu o reforço das campanhas de orientação no combate ao mosquito nas escolas   particulares do Recife.  Já na parte da tarde, o prefeito Geraldo Julio  se reuniu com o vice-presidente da Assembleia de Deus de Pernambuco, o pastor Ailtion Júnior, que disponibilizou seus mais de 10 mil líderes de congregações da Região Metropolitana para somar esforços na campanha.  

Nesta semana, o prefeito também conversou com o  Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, garantindo também o apoio da Igreja Católica no enfrentamento ao Aedes aegypti.  As visitas e mutirões realizados pelos integrantes da Sexcretaroa de Saúde do Recife, também terão o reforço do Exército Brasileiro , da Associação de Indústrias da Panificação de Pernambuco (AIPP) e do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Pernambuco (Sindipão), que  realizará um trabalho de divulgação de material educativo e conscientização dentro das padarias, em todos os bairros, e que são frequentadas diariamente por todas famílias recifenses.