NOTÍCIAS

Saúde | 04.12.15 - 10h54

Secretaria de Saúde do Recife promove 4º Seminário da Academia da Cidade

Durante o encontro haverá apresentação do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti

 

Profissionais do Programa Academia da Cidade do Recife (PAC), da Secretaria de Saúde do Recife, estarão reunidos, na manhã desta sexta-feira (4), para avaliar as ações do ano e planejar as metas para 2016. Com o tema ‘O Programa Academia da Cidade na rede de Atenção Básica: avanços e conquistas’, a 4ª edição do seminário acontecerá a partir das 8h no auditório da Celpe, localizado na Avenida João de Barros, na Boa Vista. Durante o evento também será apresentado o Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti.

Na ocasião, os profissionais vão avaliar as ações realizadas ao longo deste ano e discutirão os planejamentos para 2016. Em seguida, haverá apresentação de seis trabalhos de pós-graduação elaborados pelos professores da rede. Os trabalhos de conclusão de curso foram bancados pela Prefeitura do Recife, abordando dois temas: ‘atividade e saúde pública’ e ‘reabilitação cardíaca e pulmonar’.

PAC – O Recife possui 41 polos da Academia da Cidade espalhados nos oito distritos sanitários, onde são  realizadas diversas atividades visando a promoção da saúde física da população.

O equipamento de saúde dispõe de área para as atividades corporais (ginástica, danças, jogos e esportes). As equipes também promovem iniciativas culturais para a comunidade. O espaço tem um quiosque, com banheiros masculino, feminino e  três salas. Os profissionais fazem o cadastro no local e realizam avaliação física e oferecem orientação para caminhada e corrida; como também orientação nutricional, palestras, rodas de diálogos, seminários, passeios interpolos, intermunicipais e ciclísticos.

A estratégia do PAC é promover a saúde com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável, visando à melhoria da qualidade de vida da população recifense.

Requalificação – A Prefeitura licitou contrato no valor de R$ 2,5 milh ões , para a recuperação das Academias da Cidade.