Geraldo Julio: “Recife ganha pulmão verde definitivo com ampliação do Parque de Dois Irmãos”
O Recife ganhou em definitivo uma nova área verde protegida com 774 hectares. Nesta segunda-feira (4), o governador do Estado, Paulo Câmara, assinou a escritura de desapropriação e regularização do terreno Brejo dos Macacos, na Zona Norte do município. Com a integração da área, o Parque de Dois Irmãos passa a ter o triplo do tamanho. Está previsto ainda a modernização do espaço, com o conceito de Bioparque. O investimento do executivo estadual foi de R$ 26,8 milhões. O prefeito Geraldo Julio participou do ato e comemorou a proteção definitiva do “pulmão verde” do Recife.
"É uma conquista histórica que o governador Paulo Câmara entrega ao Recife. Ele triplica o tamanho do Parque de Dois Irmãos, que é um lugar onde as pessoas têm a oportunidade de viver um mundo diferente dentro da nossa cidade, e cria um pulmão verde que a gente tem certeza que é definitivo. São iniciativas assim que nos dão condições de construir uma cidade melhor para o futuro", comemorou o prefeito.
Em seu discurso, Paulo Câmara relembrou a trajetória para adquirir a área de mata atlântica, desde a época em que era secretário da Fazenda do ex-governador Eduardo Campos. "Todos vimos ali uma oportunidade fenomenal de fazer com que muitas ideias, muitas políticas de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente fossem fortalecidas. Hoje eu tenho a satisfação de, como governador, concretizar esse processo, essa transferência ao Estado de uma área fundamental para a preservação ambiental do nosso Estado e da nossa capital”, ressaltou Paulo Câmara. A área adquirida pelo Estado pertencia ao Banco Econômico.
O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, detalhou o uso do espaço. Segundo ele, a nova área será aproveitada para realização de pesquisas, para o lazer e vai contribuir na melhoria do clima no Recife. "Com os problemas que estão previstos com a mudança climática já estamos preparados para enfrentar a mudança da temperatura e para produzir água, porque são muitas nascentes", explicou.
O projeto tem dois aspectos: a ampliação da área de preservação de mata atlântica e a modernização do atual zoológico, que passará a ser um Bioparque. O conceito oferece uma ambientação muito semelhante à natureza, para que os animais se sintam mais sintonizados com o habitat."Com essa ampliação, poderemos trabalhar ainda mais, em parceria com a prefeitura, outras ações de educação e preservação ambiental”, declarou Sérgio Xavier.
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO - O Parque Estadual de Dois Irmãos estabelece um referencial de conservação da biodiversidade dos ecossistemas de Mata Atlântica. A complexidade da vegetação desempenha papel importante na manutenção da qualidade e quantidade do volume hídrico, no caso o complexo da sequência dos açudes do Prata, do Meio e do Mandi, que confluem suas águas em direção ao Rio Capibaribe.