NOTÍCIAS

Cultura | 05.01.13 - 16h42

Operação Faxina Geral chega ao Jordão

[caption id="attachment_30403" align="alignnone" width="670"] Prefeito acompanha a Operação Faxina Geral ao Jordão Baixo e Jordão Alto. (Foto: Andréa Rêgo Barros)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio levou, na manhã de hoje (05), a Operação Faxina Geral ao Jordão Baixo e Jordão Alto. A intervenção, executada pela Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), promete mudar a cara da cidade em 30 dias. O próprio prefeito tem feito questão de acompanhar o início dos mutirões de limpeza, que passarão por todas as Regiões Político-Administrativas (RPA's) do município. Ontem ele esteve no canal do Arruda. Hoje, acompanhou os serviços realizados na Praça Sesquicentenário e no canal do Jordão. Amanhã (06), Geraldo vai vistoriar a operação no Recife Antigo, a partir das 14h, no Marco Zero.

Após a vistoria no Jordão Baixo, Geraldo plantou, com a ajuda da pequena Ana Clara, 5 anos, uma muda de árvore na praça Sesquicentenário, onde funciona uma Academia da Cidade. A ideia é somar esse plantio às árvores que a praça já abriga, tornando o ambiente mais agradável para a população. “As pessoas estão demostrando ânimo, disposição e satisfação em perceber que o trabalho está acontecendo. Isso faz parte de um momento importante que a cidade está vivendo de vontade de participar. A gente vai trabalhar com esse clima de participação para conseguir acelerar as transformações”, destacou Geraldo.

Vários moradores do bairro fizeram questão de agradecer ao novo prefeito pelo plano de limpeza durante a inspeção. É caso do pastor Marcelo Porone, 32, morador do Jordão Baixo há 12 anos. “Essa atitude de compartilhar esse plano junto com os moradores do bairro, conscientizando todo mundo, é muito importante. Isso, com certeza, vai ajudar a diminuir vários problemas da cidade”, comemorou Marcelo.

O mutirão de limpeza no Jordão contou com 120 trabalhadores, dez caminhões (caçamba, pipa, munk e compactador), dois ônibus, seis veículos para fiscalização e 40 papeleiras. Com um trajeto de 8,5 quilômetros, a operação passou pelas ruas Alberto Santos Dumont, Dr. Álvaro Ferraz, Nova Canaã, Emílio Monteiro Fonseca, Rio Xingu, Dona Carentina e na Avenida Maria Irene. Ao todo, 60 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidos. “Estamos fazendo um grande trabalho de limpeza e vamos iniciar um trabalho social e de urbanização do Recife. Queremos manter a cidade limpa, com educação ambiental, melhorando, inclusive, o sistema de manutenção”, argumentou Geraldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Cristina Melo, do vice-prefeito, Luciano Siqueira, do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Nilton Mota, e do presidente da Emlurb, Antônio Barbosa.

Depois de vistoriar e cumprimentar todos os trabalhadores envolvidos na Operação, Geraldo foi ao Mercado Público do Jordão. A principal queixa dos comerciantes é a sujeira e abandono do local. O prefeito conversou com a população e pediu que a Emlurb fosse ao Mercado fazer um levantamento do caso. “Esse é o primeiro prefeito que entra nesse Mercado depois de ganhar as eleições. Esse, com certeza, foi um passo importante de compromisso com o povo”, comemorou a dona de casa Araguacy Paulo, 51.

RECIFE ANTIGO - No Recife Antigo, a Operação Faxina Geral será iniciada amanhã pela Ponte Buarque de Macêdo e seguirá pela Avenida Rio Branco, com a limpeza, coleta e lavagem das vias, incluindo as paradas de ônibus; além da manutenção das papeleiras. Simultaneamente, outras equipes da Emlurb atuarão nas Avenidas Marquês de Olinda e Alfredo Lisboa (iniciando na Ponte Giratória). O encontro das equipes se dará no Marco Zero, às 14h, quando o prefeito chegará para acompanhar a operação. Após a execução dos serviços nessas áreas, será iniciada a segunda etapa onde as equipes seguirão para a Alfredo Lisboa e para as vias secundárias da avenida.

Além dos serviços previstos (capinação, varrição, retirada de entulhos), serão recolhidos os materiais de propaganda, instaladas papeleiras e placas de sinalização. O Marco Zero também será lavado. Nessa fase, estão envolvidos cerca de 150 homens, dez caminhões (caçamba basculante, pipa, compactador e de apoio), cinco ônibus, seis veículos de fiscalização, 50 papeleiras, um caminhão compactador, dois barcos de coleta de resíduos sólidos flutuantes e duas motos. A ação percorrerá 16 quilômetros e vai retirar 25 toneladas de resíduos sólidos, inclusive os resíduos flutuantes no braço de mar.

Antes da intervenção no Recife Antigo, contudo, a Emlurb realizará um mutirão no centro expandido da cidade - esse sem a presença do prefeito Geraldo Julio. O trabalho começará às 9h e tem previsão de durar dois dias. Os locais atendidos serão as Ruas do Hospício, Riachuelo, Aurora, do Sol, Princesa Isabel, Floriano Peixoto, Imperador, Concórdia, Palma, União e transversais; além das Avenidas Guararapes, Dantas Barreto e Martins de Barros. O início das obras será no cruzamento das Avenidas Guararapes e Dantas Barreto. A extensão da área coberta pelo mutirão de limpeza é de 12 quilômetros. Devem ser retiradas mais de 25 toneladas de resíduos sólidos.

OBS: Amanhã, o prefeito Geraldo Julio fará uma pausa na reunião do secretariado às 17h, para conceder entrevistas. Antes, às 16h50, será liberada a entrada apenas de fotógrafos e cinegrafistas para fazerem imagens. A reunião do secretariado será realizada das 15h30 às 19h, no Hotel Manibu, em Boa Viagem.