Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 05.01.23 - 14h39

Queima da Lapinha encerra festejos natalinos nesta sexta-feira

img_alt

Celebrando o Dia de Reis, pastoris e passistas se encontram nas ruas da cidade para encerrar o ciclo natalino e iniciar os preparativos para o Carnaval. Programação começa, a partir das 17h30, no Pátio do Livramento, de onde brincantes sairão em cortejo até o Pátio de São Pedro. Lá, a Lapinha será consagrada ao fogo, junto com os desejos do público para o ano novo. (Foto: Daniel Tavares/Arquivo PCR)

 

O Recife encerra a programação do Natal dos Encontros, nesta sexta-feira (6), celebrando a tradicional Queima da Lapinha, liturgia da cultura popular que abre alas para os preparativos e festejos de Momo na cidade. O evento vai reunir, a partir das 17h30, 12 pastoris, além de três orquestras, bloco lírico, grupos de dança e passistas para consagrar ao fogo os desejos e expectativas para o novo ano, que chega devolvendo o Carnaval ao Recife, após dois anos de saudade.

A concentração será a partir das 17h30, no Pátio do Livramento. De lá, pastoras, Dianas, borboletas, brincantes e orquestras saem em cortejo pela Duque de Caxias, Praça do Diário e Dantas Barreto, até alcançar o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada.

Trazida pelos jesuítas nos idos do século XIX, a tradição tem seu simbolismo relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a Lapinha é queimada para consagrar ao fogo as esperanças, desejos e auspícios para o ano que se inicia. Antes da queima, o público é convidado a escrever seus votos e pedidos em pequenos pedacinhos de papel, que são colocados na Lapinha para serem espalhados pelo fogo no vento dos novos tempos que todo janeiro inaugura.

Participarão da celebração os pastoris Lindas Ciganas, Luz do Amanhecer, Angel, Tia Marisa, Estrela Brilhante, Vovó Alzira, Viver a Vida 3ª Idade, Estrela do Mar, Estrela Dourada, Campinas Alegres, Estrelas do Recife e Menino Jesus Vovó Bibia, além das orquestras Mendes e sua Orquestra, 19 de Fevereiro e Orquestra Brasileira do Recife e do grupo Inclusão Cia de Dança.  Abrindo alas para o Carnaval, dois patrimônios vivos do Recife, o Bloco Pierrot de São José e Zenaide Bezerra, com suas passistas, também irão participar da festa, no Pátio de São Pedro, convidando o Recife a se preparar para a próxima e mais aguardada celebração do calendário cultural da cidade.

Natal dos Encontros - Com atividades de 15 de dezembro a 6 de janeiro, a programação do ciclo natalino, preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, foi descentralizada, distribuindo tradições como pastoril, boi de Natal, reisado e guerreiro, cavalo marinho e ciranda por toda a cidade: no Pátio de São Pedro, Avenida Rio Branco, parques Dona Lindu e Macaxeira e no Segundo Jardim.

Por meio do projeto Jornadas para Celebrar, o ciclo também levou a festa e a força ancestral da cultura popular para as seis RPAs da cidade, com atividades no Sítio Trindade, Cordeiro, San Martin, UR-3, Ibura, Santo Amaro e Beberibe. Foram, ao todo, mais de 80 atrações, que tomaram conta de praças, parques e ruas, num variado desfile de agremiações e folguedos natalinos, que encontraram e encantaram públicos de todas as idades.

A decoração foi um espetáculo à parte. O projeto executado pela Prefeitura do Recife espalhou luzes e cores por vários pontos da cidade: na Agamenon Magalhães, na Avenida Boa Viagem (Primeiro, Segundo e Terceiro jardins), na Rua do Bom Jesus e na Avenida Rio Branco, no Pátio de São Pedro e nos parques da Jaqueira, Dona Lindu e Macaxeira, além da Praça do Entroncamento. Ao todo, foram instaladas seis árvores de Natal, com cerca de 17 metros, além da árvore principal, na Agamenon, com 35 metros de altura, 9,9 mil metros de cordão luminoso e 80 refletores na parte interna. Em relação à decoração de 2021, o projeto mais que triplicou o volume total de elementos decorativos, contando com 1,8 milhões de luzes em 181 mil metros de cordões e mangueiras de luz, 2,3 mil refletores e 711 elementos decorativos espalhados pela cidade, como sinos, velas, estrelas e anjos. A decoração começa a ser desmontada neste sábado (7).

 

Programação Natal dos Encontros

Dia 6

Queima da Lapinha

A partir das 17h - Concentração no Pátio do Livramento, de onde pastoras e orquestras partem em cortejo pela Duque de Caxias, Praça do Diário e Dantas Barreto, até alcançar o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada. Participarão da liturgia os pastoris Lindas Ciganas, Luz do Amanhecer, Angel, Tia Marisa, Estrela Brilhante, Vovó Alzira, Viver a Vida 3ª Idade, Estrela do Mar, Estrela Dourada, Campinas Alegres, Estrelas do Recife e Menino Jesus Vovó Bibia, além das orquestras Mendes e sua Orquestra, 19 de Fevereiro e Orquestra Brasileira do Recife e do grupo Inclusão Cia de Dança.  Abrindo alas para o Carnaval, os patrimônios vivos do Recife Bloco Pierrot de São José e Zenaide Bezerra se apresentam no Pátio de São Pedro