Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.01.23 - 20h23

Recife inicia aplicação dose de reforço da vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos nesta sexta (6)

img_alt

Atualmente, 73.038 crianças nesta faixa etária estão aptas a receber o imunizante. Agendamento estará aberto a partir das 18h de hoje (5). A imunização será feita exclusivamente por agendamento no Conecta Recife, por app ou site. (Foto: Iggor Gomes/PCR)

 

A partir desta sexta-feira (6), a Prefeitura do Recife inicia a aplicação da dose de reforço (3ª dose) da vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. A imunização deste grupo será feita exclusivamente por agendamento no site (https://conecta.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo do Conecta Recife. A marcação estará disponível a partir das 18h, de hoje (5). A capital pernambucana tem 73.038 meninos e meninas nesta faixa etária aptos a receber o imunizante. 

 

As vacinas estarão disponíveis apenas nos cinco Centros de Vacinação Infantil (CVI), instalados no Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, em Casa Forte; e em quatro shoppings da capital: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro. Estes locais funcionam de domingo a domingo e os horários de atendimento de cada podem ser conferidos no serviço ao final do release. A imunização acontecerá exclusivamente mediante agendamento.

 

No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Também é necessário levar o Cartão de Vacina de rotina da criança. 

 

É importante frisar que a vacina contra covid-19 pode ser aplicada sem necessidade de intervalo entre os demais imunobiológicos do Calendário de Vacinação de Rotina. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife.

 

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito, cujo modelo oficial da Secretaria também está disponível no Conecta Recife. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

 

A decisão de imunizar as crianças entre 5 e 11 anos foi uma recomendação do Ministério da Saúde, como forma de aumentar a proteção do grupo. Isso é devido à redução da resposta imune às vacinas e a circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não se atingiu as coberturas vacinais ideais para o público infantil. O imunizante utilizado para este público, nesta etapa da vacinação, será o da Pfizer Pediátrica.

 

SERVIÇO:

Centro Médico Sen. José Ermírio de Moraes

Av. Dezessete de Agosto, 2388 - Casa Forte - segunda a domingo, exceto feriados - 8h às 18h

Shopping Recife - Segunda a Sábado - 09h00min às 19h00min e Domingo - 12h às 19h

Shopping  Rio Mar - Segunda a Sábado - 09h às 19h e Domingo - 12h às 19h

Shopping Boa Vista - Segunda a Sábado - 09h às 19h e Domingo - 11h às 19h

Shopping Tacaruna - Segunda a Sábado - 09h às 19h e Domingo - 12h às 19h

Segunda a Sexta, exceto feriados - 08h às 16h - Vacinação infantil, adolescente e adulta - com agendamento