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Cultura | 05.02.14 - 21h16

PCR implantará 12 novas rotas cicloviárias na cidade

[caption id="attachment_43431" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio anunciou R$ 600 mil para ação, prevista no Plano Diretor Cicloviário lançado hoje. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Recursos também irão para requalificação da malha e implementação de ciclovia na Imbiribeira

O prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta quarta-feira (5), um investimento de R$ 600 mil na elaboração de 12 novas rotas cicloviárias (que incluem ciclovias e ciclofaixas) em bairros do Recife, implantação de 2,5 quilômetros de uma ciclovia na Rua Arquiteto Luiz Nunes, na Imbiribeira, e requalificação da malha no município. O anúncio foi feito durante o lançamento do Plano Diretor Cicloviário (PDC) da Região Metropolitana do Recife, documento contratado pelo Governo do Estado e prefeituras, que servirá de base para a estruturação das ações e definição dos locais por onde as rotas passarão.

"O PDC aponta um futuro para a cidade pensando em um processo de implantação de ciclovias e ciclofaixas não pontual, mas estruturado para os próximos dez anos. O Recife e a Região Metropolitana passarão por uma grande transformação, já que o uso da bicicleta é um elemento importante na vida da população. Essa é uma ação de longo prazo, que o Recife desejava há bastante tempo”, avaliou Geraldo Julio, para, em seguida, cravar: "Queremos uma cidade que tenha como prioridade as pessoas."

O papel da Prefeitura do Recife dentro do PDC será a implementação de ciclovias e ciclofaixas, além de ações de educação e gestão do trânsito e proposições de novas leis sobre o tema. Em paralelo ao plano, a PCR já está requalificando todas as rotas cicloviárias existentes no município - as intervenções serão finalizadas ainda no primeiro semestre de 2014. Uma delas é a Tiradentes (Avenida do Forte e Avenida 21 de Abril). Ao fim da intervenção, os ciclistas poderão sair da Avenida Caxangá, no cruzamento com a Avenida do Forte, seguir pela 21 de Abril e acessar a Rua Arquiteto Luiz Nunes, chegando à Lagoa do Araçá, em um total de oito quilômetros.



O Plano Diretor Cicloviário, elaborado durante oito meses pelo consórcio Tectran/Idome, é um documento que foi construído por gestores e técnicos dos 14 municípios da Região Metropolitana, com orçamento da ordem de R$ 354 milhões. Cerca de 53% dos recursos são oriundos da gestão estadual, enquanto 46% ficaram a cargo das prefeituras. O plano também foi fundamentado por especialistas da área de transporte, com apoio de ciclistas e grupos de pedal da RMR, simbolizando uma grande mudança que a gestão busca imprimir com a inversão de prioridades no trânsito.

De acordo com o prefeito do Recife, "o plano destaca a importância de se inverter a prioridade no transporte". "As cidades precisam oferecer às pessoas a possibilidade de se deslocar a pé e de bicicleta. Cidades que investiram nisso melhoraram a qualidade de vida das pessoas", reforçou Geraldo.

Na prática, o objetivo do documento é garantir a implantação de uma rede com 590 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e rotas cicloviárias até 2022 em toda RMR. “Estamos entregando hoje um olhar estratégico sobre a Região Metropolitana do Recife para consolidar a bicicleta como um modal importante na qualidade de vida da RMR”, detalhou o governador Eduardo Campos.

A ação, inédita na RMR, foi pensada também pela ótica do ciclista que utiliza o meio de transporte diariamente para ir e voltar ao trabalho, visitar um amigo, levar o filho na escola, entre outras atividades que não o lazer. O documento representa um estudo aprofundado do sistema de bicicletas; um diagnóstico de quem são os usuários deste modal no Recife e RMR; a estrutura que eles têm hoje, para onde eles se deslocam e como a cidade de se movimenta; onde é possível a instalação de novas rotas e como realizar a integração com outros modais, como ônibus e metrô.

Com a elaboração do documento será possível traçar metas para os gestores públicos do Estado e dos municípios, para que os mesmos executem suas ações baseadas em estatísticas e em um planejamento estratégico. De acordo com estudos preliminares, o Recife, que conta com 28,5 quilômetros de malha cicloviária, possui potencial para chegar a mais de 400. Estudos mostram ainda que a capital pernambucana é perfeitamente viável para esse meio de transporte, capaz de proporcionar a maior integração do cidadão com sua cidade, de forma ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente inclusiva.

CICLOFAIXA -  Todos os domingos e feriados, é possível encontrar as ruas do Recife tomadas por pessoas que saem de suas casas para pedalar e curtir na Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Além de fazer os recifenses voltarem a utilizar os espaços públicos para o lazer, a iniciativa promoveu uma melhor convivência entre motoristas, pedestres e ciclistas; sensibilizou o recifense e despertou seu olhar para o potencial que a bicicleta tem tornando as pessoas mais conectadas com um futuro melhor e mais sustentável.

A partir de uma determinação do prefeito Geraldo Julio, todos os novos projetos em desenvolvimento pela Empresa de Urbanização do Recife (URB) avaliam a possibilidade de instalação de ciclovias no traçados de ruas, revestimentos de canais, entre outras intervenções. Alguns deles, como os da 2ª e 3ª Perimetral, da Radial Sul e do Canal do Arruda, já contemplam áreas para ciclistas.