NOTÍCIAS

Carnaval | 05.02.16 - 11h33

Prefeito visita estrutura de apoio ao folião no Recife Antigo

img_alt

O gestor circulou com alguns secretários em equipamentos de saúde, lazer e assistência social que estarão disponíveis para as pessoas que circularem pelo local durante o Carnaval. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

O folião que precisar de qualquer tipo de atendimento de saúde, se alimentar com qualidade, comprar algum adereço carnavalesco, sacar dinheiro, e diversos outros serviços poderá encontrar tudo no mesmo lugar. A Central do Carnaval reúne várias opções de utilidades para os recifenses e turistas que circular pelo Recife Antigo. Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito Geraldo Julio realizou uma visita ao local, assim como uma base do Samu próximo ao palco do Marco Zero, que vai funcionar das 19h até uma hora após o término das apresentações, e do Espaço de Proteção, que funciona como local de acolhimento das crianças e adolescentes identificadas nas situações de trabalho ou exploração.

“Vamos receber nestes espaços mais de um milhão de pessoas durante todo o período carnavalesco para a utilização de algum destes serviços. Além disso, a gente ainda vai gerar aproximadamente 300 empregos temporários na Central do Carnaval. E temos aqui diversos serviços. São 10 restaurantes, farmácia, fraldário, várias secretarias e órgãos dando orientação ao folião, como as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, Procon, serviço de achados e perdidos, entre outras coisas. A Central do Carnaval é uma grande prestação de serviço ao folião”,  pontuou Geraldo. “Concentrar os serviços para o folião é fundamental”, continuou.

 

CENTRAL DO CARNAVAL 2016 

Com estruturas montadas nas ruas do Observatório, perto da Torre Malakoff, e no Paço Alfândega, a Central do Carnaval já virou uma tradição da festa no bairro histórico. A Central, que começou a funcionar no dia 31 de janeiro, conta com serviços diversos, que vão de loja de adereços a lanchonetes e banco 24 horas, para abastecer os foliões entre um bloco e outro. Ano passado, a Central recebeu mais de 200 mil pessoas e gerou 317 empregos temporários, entre o dia 8 de fevereiro e a Quarta-feira de Cinzas, apurando R$ 373 mil. Também no ano passado, o balcão de achados e perdidos recebeu 66 documentos, entre carteiras de identidade e habilitação, cartões de crédito e de débito, além de chaves e carteiras.

 

Na Rua do Observatório, a Central do Carnaval conta com:

 

- Arena Gastronômica, com dez restaurantes: Plim Restaurante (pizzas e salgados), Hakata (comida japonesa e chinesa), Rei das Coxinhas (coxinhas, empadas e cachorro quente), República dos Pasteis, Thasty (brownies, churros e brigadeiros), Espetinho da Ceça (espetinhos, caldinhos e petiscos), Casa da Macaxeira (escondidinhos e tapiocas), Manthara (comida chinesa, frango parmegiana e petiscos), Pronto Café (cuscuz, tapiocas e cafés), My Burger (hambúrgueres e batata frita) e Monterrey (picolés).

 

- Grife do Carnaval e de acessórios carnavalescos;

 

- Espaço Beleza, para penteados e maquiagem

 

- Estande de venda de CDs e DVDs carnavalescos

 

- Estande para customizações e tatuagens de henna

 

- Estande de moda e artesanato

 

- Dois caixas eletrônicos

 

- Espaço cuide-se, de distribuição de preservativos

 

- Posto avançado do Procon

 

- Farmácia

 

- Achados e perdidos

 

- Estande da Secretaria Municipal da Mulher, promovendo a campanha de combate à violência contra a mulher

 

- Fraldário, com fraldas descartáveis e lenços umedecidos, oferecidos à população oferecidos pela Pampers.

 

 

No Paço Alfândega, ficam:

 

- Espaço infantil, com recreação e fraldário

 

- Sala de imprensa

  

A desmontagem da Central do Carnaval está prevista para o dia 10 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas).

 

ESPAÇOS DE PROTEÇÃO NO RECIFE ANTIGO E NO PÁTIO DO CARMO

Os Espaços de Proteção funcionam como local de acolhimento das crianças e adolescentes identificadas nas situações de trabalho ou exploração. Nesses espaços são ofertadas atividades lúdicas, culturais e artísticas, além de garantida a alimentação para o público atendido.

Após o evento as informações coletadas (dados pessoais das crianças e adolescentes) são sistematizadas e encaminhadas aos Conselhos Tutelares e Promotorias da Infância para ciência das situações e possíveis acompanhamentos ou solicitações de medidas de proteção. No âmbito da Política de Assistência Social os casos cadastrados e reincidentes são encaminhamentos aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e outras situações eventuais para os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS visando a realização de ações de prevenção/orientação junto às famílias.

 

 

SAMU 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vai estar presente em diversos polos de animação para garantir maior rapidez caso seja necessário um atendimento de urgência. Durante todo o Carnaval, o SAMU contará com um posto de saúde avançado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo ao Museu Cais do Sertão, em frente ao Armazém 10, iniciando as atividades às 19h e encerrando sempre 01 hora após o termino das apresentações no palco principal. A equipe que atuará neste posto será composta por 02 médicos, 02 enfermeiros e 02 técnicos de enfermagem, além do apoio de 02 viaturas, sendo 01 de suporte avançado e 01 de suporte básico. Durante todo o Carnaval o SAMU também disponibilizará 05 ambulâncias de suporte básico para os 05 Distritos Sanitários que terão polos de animação descentralizados. Durante o Carnaval, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

 

Pontos de bases do SAMU

DATA

LOCAL

HORÁRIO

EQUIPAMENTO

05/02 a 09/02

Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. A base fica ao lado do Marco Zero da capital, em frente ao Armazém 10

Vai funcionar das 19h até 01 hora após o termino das apresentações no palco principal

Uma ambulância de suporte básico

Outra de suporte avançado (com equipamentos de UTI).

02 médicos, 02 enfermeiros e 02 téc. de enfermagem.

Galo – Sábado dia 06/02

Praça Sérgio Loreto

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Das 7h até o termino do desfile do Galo da Madrugada

Na Praça Sérgio Loreto, terá apoio de uma viatura de suporte avançado.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Pátio do Carmo

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael)

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Rua Matias de Albuquerque (calçada do Edifício Trianon)

Das 7h até 0h

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Rua 1º de Março (em frente à Policlínica Centro)

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Estação Central do Metrô, no bairro de São José

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Vai funcionar como heliponto

Durante o Carnaval, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.