Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 05.02.22 - 16h37

Prefeitura do Recife amplia testagem de covid-19 e abre cinco novos centros a partir desta segunda (7)

img_alt

Estádio do Arruda irá substituir o ponto que hoje funciona no SESC Casa Amarela e outras quatro estruturas serão distribuídas pela cidade. Capacidade de testagem do Recife chega a 9 mil testes por dia. (Foto: Iggor Gomes)

 

Como forma de ajudar no controle da pandemia da covid-19, o prefeito João Campos anunciou, na manhã deste sábado (5), a ampliação da testagem na capital pernambucana com a abertura de cinco novos centros. Eles ficarão localizados no Estádio do Arruda, que irá receber a estrutura que hoje funciona no SESC Casa Amarela, nos Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, e Miguel Arraes, na Caxangá, na Escola Municipal Maria Sampaio Lucena, na Cohab, e na antiga sede do SESI da Mustardinha. Os novos locais já estarão disponíveis para agendamento dos exames a partir das 15h deste domingo (6), no Conecta Recife.

“Na segunda-feira nós vamos fazer a abertura de cinco novos centros. Com essa nova expansão, nós vamos atingir a marca de 9 mil testes diários no Recife. Lembrando que todos eles devem ser agendados no Conecta Recife. A cada dia, a partir das 15h, abre o agendamento para testagem do dia seguinte. Então, a gente segue fazendo a nossa parte, ampliando as equipes em hospitais, em unidades provisórias de covid, mas a gente também segue ampliando a testagem e pede que vocês se cuidem, que possam usar máscaras e tomar todos os cuidados necessários”, anunciou o prefeito do Recife, João Campos.

Assim, o Recife passa a contar com 12 locais exclusivos para testagem de covid-19, além de oito unidades de saúde prontas para realizar os testes. Com a ampliação, a capacidade de testagem da cidade sai de cerca de 7 para 9 mil testes por dia. Os novos pontos vão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 18h (sendo o Compaz Dom Helder, no Coque, das 7h30 às 16h), e cada um deles disponibilizará 500 vagas por dia, inicialmente.

Assim como nos demais pontos, todo o agendamento para o teste de covid-19 só é feito através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando no Bora Testar (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/bora-testar/). Todas as vagas são disponibilizadas para agendamento às 15h, com marcação para atendimento no dia seguinte. Para fazer o agendamento no Conecta Recife, é preciso fazer um cadastro simples, com dados pessoais e também anexar um comprovante de residência. No dia da testagem, é preciso levar o comprovante de residência e um documento oficial com foto.

Na última quinta-feira (3), começou a funcionar um centro de testagem exclusivo para os profissionais da rede municipal de educação, na Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite. No caso desse centro exclusivo para trabalhadores da educação, o agendamento está disponível no Portal da Educação. Como os CPFs dos trabalhadores da educação já estão cadastrados no sistema do Portal da Educação, só conseguem fazer o agendamento para testagem, esses profissionais de fato. Dessa forma, só para esses casos, não é preciso apresentar comprovação no momento do agendamento ou no local do teste, apenas o documento de identificação original com foto.

A Prefeitura do Recife ampliou em mais de 15 vezes a testagem no município em pouco mais de 20 dias. No último dia de janeiro, a gestão municipal já tinha inaugurado mais três centros de testagens na cidade: no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; na Uninassau, no bairro das Graças; e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep, que funcionam de domingo a domingo, das 8h às 18h. A Secretaria de Saúde (Sesau) do município também oferece exames gratuitos na UFRPE (no bairro de Dois Irmãos); no Parque da Macaxeira (no bairro de mesmo nome); no Compaz Ariano Suassuna (no Cordeiro); no Círculo Militar do Recife (na Boa Vista), com atendimento das 8h às 17h.

A Sesau ainda disponibiliza exames gratuitos, também mediante agendamento no Conecta Recife, em oito unidades de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os testes também são realizados na Policlínica Waldemar de Oliveira (em Santo Amaro); na Upinha Eduardo Campos (na Bomba do Hemetério); no Centro de Saúde Professor Mário Ramos (em Casa Amarela); na Upinha Vila Arraes (na Várzea); no Centro de Saúde Professor Romero Marques (no Prado); no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy (na Imbiribeira); na Upinha Moacyr André Gomes (no Morro da Conceição); e na Policlínica Arnaldo Marques (no Ibura).