NOTÍCIAS

Cultura | 05.03.12 - 14h55

Prefeitura do Recife inicia requalificação da Praça Maciel Pinheiro

 

[caption id="attachment_14103" align="alignleft" width="334" caption="Ivanildo Francisco"][/caption]

Na primeira etapa da intervenção, a Secretaria de Assistência Social e o IASC encaminharam os moradores de rua para o Centro Pop de Rua. Também será feita a revitalização do espaço de lazer num segundo momento da intervenção

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Assistência Social (SAS), o Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), a Diretoria de Controle Urbano (Dircon), a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) deu início, nesta segunda-feira (05), ao processo de requalificação da Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista. Na primeira etapa da intervenção, a SAS e o IASC encaminharam moradores de rua para o Centro de Referência de População de Rua (Centro Pop de Rua). A Dircon e a Emlurb ficaram responsáveis por retirar entulhos e colchões e realizar a colocação de tapumes em toda a praça, enquanto a SDS averiguava se algum morador de rua tinha pendências com a justiça.

A secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, estava no local para orientar as pessoas que precisavam se dirigir ao centro de referência. “Nós vamos requalificar a praça e precisamos colocar os tapumes. Por isso viemos conversar com os moradores da praça para levá-los até outro ambiente. Tem gente aqui que é de outro município, e a maioria nós já conhecemos. Vamos ver quem é morador de rua e quem tem transtornos com drogas para encaminhá-los ao centro de referência. Neste centro, eles poderão repousar e se alimentar”, explicou a secretária, ressaltando que o trabalho das equipes acontece 24h.

Revitalização - A segunda etapa da requalificação contará com os estudos de arquitetos e engenheiros da PCR, que devem começar nesta terça-feira (06), para a execução da obra. Em seguida, será feito o projeto de reforma do espaço de lazer. A expectativa é de que as obras de revitalização comecem ainda neste mês. Na programação está prevista a recuperação do piso e calçadas, da iluminação, pintura, limpeza da fonte entre outras ações.