NOTÍCIAS

Cultura | 05.03.13 - 18h13

Geraldo destaca trabalho integrado com Estado para Copa das Confederações

Geraldo destaca trabalho integrado com Estado para Copa das Confederações - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR O atual prefeito participou da concepção do projeto e do acompanhamento do início das obras da arena.
(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

“Nos próximos quatro meses, faremos tudo o que for preciso para garantir o sucesso da Copa das Confederações. Estamos trabalhando de forma integrada com o Governo do Estado e todos os órgãos envolvidos no evento”. A garantia foi dada pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio, durante a vistoria do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, às obras da Arena Pernambuco, nesta terça-feira (5).

O governador Eduardo Campos, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o ex-jogador Ronaldo Nazário, integrante do Comitê Organizador Local (COL), e o artista plástico Romero Britto também acompanharam a programação. Durante entrevista coletiva, o prefeito do Recife destacou que, em 64 dias de sua gestão, já foi iniciada a troca de placas de concreto em seis corredores protocolares da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013TM e da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM, como forma de melhorar a mobilidade urbana no Recife.

“Começamos também o recapeamento de 30 ruas e avenidas, das quais sete já foram concluídas, e, em breve, iniciaremos outras 30. Além disso, estamos fazendo a drenagem dos córregos, canais e canaletas”, explicou Geraldo Julio, que se disse “muito feliz” ao ver de perto o avanço das obras da Arena Pernambuco, que chegaram a 90,1% em janeiro.

Quando secretário de Planejamento e Gestão do Estado, o atual prefeito participou da concepção do projeto e do acompanhamento do início das obras da arena. “Ver a situação atual me deixa emocionado”, afirmou o gestor, que aproveitou a ocasião para dar os parabéns ao governador Eduardo Campos e equipe. “Quero mandar um abraço, sobretudo, aos trabalhadores e trabalhadoras dessa obra, que vai ficar na história do Recife e da Região Metropolitana”, concluiu.

O secretário-geral Jérôme Valcke parabenizou a todos pelo avanço da construção da Arena Pernambuco. “O governador assumiu a tarefa com muita seriedade e as obras estão adiantadas. O Recife conta com plena confiança por parte da FIFA”, salientou Valcke.

Eduardo Campos destacou que a mobilidade urbana será o grande legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM para a população. “Em parceria com o Governo Federal, tiramos do papel vários projetos ligados à Copa, como 100 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, novos terminais integrados e mais uma estação de metrô. Já temos obras inauguradas ao norte da Região Metropolitana e concluiremos em 15 dias o novo viaduto da BR-408, que beneficia até cidades localizadas a 100 quilômetros de distância”, afirmou.

Geraldo destaca trabalho integrado com Estado para Copa das Confederações - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR Ronaldo Nazário “Fenômeno” elogiou o avanço das obras da Arena Pernambuco, que já passam dos 90%.(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Eterno “Fenômeno”, Ronaldo Nazário pontuou que foi uma honra voltar a conferir as obras da Arena Pernambuco, que estavam em apenas 46% na sua última visita. “Vocês estão indo no caminho certo. O estádio está ficando muito bonito”, elogiou.  Já o ministro Aldo Rebelo fez questão de afirmar que a rapidez nas obras não o surpreendeu. “Pernambuco ajudou a construir o Brasil e já enfrentou desafios muito maiores do que fazer esse belo estádio. As copas do Mundo e das Confederações serão feitas aqui de maneira exemplar”, previu. Durante a vistoria, quatro operários da Arena Pernambuco receberam dois ingressos simbólicos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM.