NOTÍCIAS

Cultura | 05.03.13 - 15h00

Prefeitura do Recife inaugura primeira escola pública municipal em 2013

[caption id="attachment_31859" align="aligncenter" width="679"]Prefeitura do Recife inaugura primeira escola pública municipal em 2013 - Andréa Rêgo Barros/PCR Prefeitura do Recife já reformou 26 escolas em 60 dias de gestão. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Na manhã desta terça-feira (05), os moradores de Sítio Grande, na Imbiribeira, ganharam a primeira escola pública municipal inaugurada no Recife em 2013. O prefeito Geraldo Julio fez questão de entregar o equipamento à população pessoalmente, ao lado do secretário de Educação do município, Valmar Corrêa. No total, R$ 158,5 mil foram investidos na Escola Municipal Dona Luci Silva Lima, que demorou apenas dois meses para ficar pronta. A unidade fica localizada na Avenida Mônaco, n° 1.138, e passou a funcionar onde antes havia uma escola particular, desativada há três anos. A Prefeitura do Recife já reformou 26 escolas em 60 dias de gestão.

“Temos a felicidade de atender, com essa nova escola, inúmeras crianças das comunidades de Sítio Grande. Estou feliz em perceber o carinho e vontade dos professores em construir um futuro melhor para elas”, comemorou Geraldo. Assim que chegou ao local, o prefeito verificou as instalações da escola, que tem capacidade para acolher cerca de 120 crianças, e destacou a prioridade dada à educação em seu Programa de Governo. “A nossa meta é alfabetizar as crianças aos seis anos. A Prefeitura quer apoiar os pais e mães para que eles trabalhem com tranqüilidade e, sobretudo, para que seus filhos tenham condições de disputar, no futuro, um emprego de qualidade”, disse o socialista.

[caption id="attachment_31860" align="aligncenter" width="679"]Prefeitura do Recife inaugura primeira escola pública municipal em 2013 - Andréa Rêgo Barros/PCR A nova unidade de ensino possui seis salas de aula, pátio interno e frontal, biblioteca, cozinha e banheiro com acessibilidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A nova unidade de ensino, que já conta com 115 crianças matriculadas, possui seis salas de aula, pátio interno e frontal, biblioteca, cozinha e banheiro com acessibilidade. Serão atendidas 10 turmas de alunos do grupo 5 da educação infantil – para alunos de cinco anos de idade, além de uma turma do 1° ano do ensino fundamental, com alunos de seis anos. Cássia Maria, 41, chegou entusiasmada ao local. Acompanhando o pequeno Alan Henrique, de apenas quatro anos, a dona de casa afirmou que a unidade representa uma nova oportunidade para as crianças do bairro. “A escola é linda e muito acolhedora. Vou trabalhar tranquila sabendo que meu filho vai estar aqui”.

Durante a inauguração, coube ao professor Valmar Corrêa, secretário de Educação do Recife, esclarecer o motivo do equipamento ter sido instalado na Imbiribeira: “aqui, funcionava uma escola particular, que por muito tempo ficou desativada. Então, pela demanda de crianças na comunidade, a Prefeitura optou por criar essa nova unidade e oferecer assistência a todos os moradores”. A professora Suely Maria não conseguiu conter a emoção em ter sido escolhida para gerir a escola. “Não é qualquer coisa, é a primeira escola inaugurada pela nova gestão. Vamos preparar as crianças para um futuro melhor, com mais oportunidades”

O nome da instituição foi escolhido pelos próprios moradores, em homenagem à líder comunitária que lutou por educação, saúde e saneamento para a localidade até 2006, quando faleceu. Há mais de uma década, mães e pais reivindicavam mais espaço para educar as crianças de Sítio Grande, Dancing Days, Salinas, Areal e Irmã Dorothy, todas no bairro da Imbiribeira, na RPA 6. Cerca de quatro mil famílias residem nessas localidades.

HISTÓRIA – Nascida em Garanhuns, no Agreste, em 1925, Luci da Silva Lima chegou ao Recife aos 12 anos. A trajetória como líder comunitária começou na década de 1960, quando conheceu o trabalho de dom Helder Câmara no Grupo Encontro de Irmãos. Ela lutou para garantir o direito à moradia para as famílias do Ipsep, onde morou, e da Imbiribeira, bairro vizinho. Mãe de 12 filhos, todos nascidos no Recife, Dona Luci também foi responsável por preparar dezenas de jovens para a luta por cidadania. “Ela era uma formadora. O seu grande objetivo era fazer com que as pessoas conseguissem ter seus direitos garantidos. Por isso, foi desejo da comunidade colocar na nova escola o nome de uma pessoa que sempre batalhou por todos nós”, reforçou a presidente da Associação de Moradores da Vila Dancing Days, Quitéria Bernardo. Luci Silva Lima faleceu em 2006, de complicações da diabetes.