NOTÍCIAS

Cultura | 05.03.14 - 20h51

PCR dá início ao Passeio Rio Branco nesta quarta-feira

Linhas de ônibus passam a acessar as Avenidas Cais do Apolo e Cais da Alfândega.

A partir desta quarta-feira (05), a Prefeitura do Recife dá início ao projeto Passeio Rio Branco. A avenida, localizada no bairro do Recife, será de uso prioritário de pedestres. A intervenção faz parte do "Recife, cidade das pessoas", um conjunto de ações desenvolvidas pela PCR em várias áreas com o objetivo de qualificar e devolver os espaços urbanos à população. O projeto conceitual foi apresentado pelo prefeito Geraldo Julio no dia 20 de fevereiro.

Durante os próximos dias agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) trabalharão para orientar os condutores sobre as alternativas de tráfego na área. Com as mudanças, serão suprimidas da Rio Branco 46 vagas de Zona Azul e 17 de táxis, de dois pontos que existiam no local sendo realocadas para áreas próximas à avenida. Os veículos motorizados poderão apenas cruzar a Rio Branco pelas Ruas do Bom Jesus, Dona Maria César e Mariz e Barros.

Em relação aos ônibus que passam pelo local para acessar a Alfredo Lisboa, o Grande Recife Consórcio de Transportes adianta que os ônibus seguirão pela Avenida Cais do Apolo, fazendo retorno logo após da prefeitura. O outro acesso será pelo Cais da Alfândega retornando pela Avenida Alfredo Lisboa, sendo este trajeto liberado após a desmontagem do palco do Polo Mague Beat. Os detalhes sobre a distribuição das linhas serão divulgados pelo Grande Recife.

O Passeio Rio Branco é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano - Emlurb e CTTU também participam da ação. Depois da priorização par passagem de pedestres, a avenida ganhará pintura especial diferenciação do espaço. O mês de março será dedicado à seleção pública para contratação da empresa que será responsável pela elaboração do projeto executivo, que trará o detalhamento da intervenção. Em agosto, as obras devem ser iniciadas, com previsão de término para o mês de dezembro.

Passeio Rio Branco - O projeto de transformação da avenida prevê a restauração das calçadas atuais mantendo a sua característica original, o embutimento da fiação elétrica e a transformação do passeio público em um espaço destinado exclusivamente à circulação de pedestres e modais não motorizados. A via será elevada à altura das calçadas, se estendendo até o Marco Zero e promovendo a integração desses ambientes. Ao final da execução, prevista para dezembro deste ano, a Rio Branco contará com postes de iluminação, quiosques padronizados, bancos públicos, espaços de convivência com a vegetação e nova arborização. A intervenção permitirá a instalação de comércio, como bares que contarão com local apropriado para mesas e cadeiras sem que impeçam a passagem dos pedestres na área.