NOTÍCIAS

Cultura | 05.03.15 - 10h04

Lançamento do Comitê Pernambuco 2017 será nesta sexta no Museu da Cidade do Recife

Comitê será criado para organizar as celebrações dos duzentos anos da
Revolução Pernambucana de 1817

Nesta sexta-feira (06), a partir das 19h, no Museu da Cidade do Recife, será lançado o Comitê Pernambuco 2017. Formado por diversas entidades do Estado, ele será responsável pela programação festiva do bicentenário da Revolução de 1817 – movimento emancipacionista pernambucano que contribuiu para acelerar a Independência do Brasil, que será celebrado daqui a dois anos. O evento marca também as comemorações pela Data Magna do Estado. O Museu da Cidade do Recife é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

O Comitê Pernambuco 2017 irá promover uma série de atividades ao longo dos próximos dois anos para celebrar, não só o bicentenário da Revolução de 1817, como também o centenário da bandeira de Pernambuco (que também será em 2017). Ele será composto por representantes do Museu da Cidade do Recife, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, da Academia Pernambucana de Letras, da Fundação Joaquim Nabuco, da Associação Centro Vivo Recife e do Centro de Trabalho e Cultura.

"Pernambuco é um estado rico em eventos históricos, mas praticamente não se beneficia do seu passado. O Comitê Pernambuco 2017 visa rememorar e ajudar a celebrar o bicentenário da Revolução, além de aproveitar a ocasião para divulgar e incentivar o debate a respeito da história do Estado”, afirma o historiador Paulo Santos, do Centro Vivo Recife.

LIVROS – A programação desta sexta-feira conta ainda com o lançamento do romance "Seminário", de Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque, cujo enredo gira em torno da Revolução Pernambucana de 1817. O livro, o oitavo da escritora e historiadora, é ambientado no Seminário de Nossa Senhora da Graça, onde nasceu o movimento. O escritor Paulo Santos de Oliveira também lançará no evento a quarta edição do seu livro “A Noiva da Revolução”, outro romance histórico sobre o tema.

Além do lançamento dos livros, será anunciada a criação de uma comissão governamental com representantes da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado para tratar do bicentenário, juntamente com os membros do Comitê 2017.

HISTÓRIA - A Revolução de 1817 é um dos acontecimentos políticos mais importantes da história, não só de Pernambuco, quanto do Brasil. Proclamada no Recife, no dia 6 de março, ela rapidamente se estendeu por toda a capitania, pela Paraíba, pelo Rio Grande do Norte e chegou até o Crato, no Ceará. Pela primeira vez o Brasil teve governo próprio, constituição, bandeira, exército, marinha e um embaixador no exterior, além de fazer valer os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamados recentemente na França, e de planejar o fim da escravidão e o resgate de Napoleão de Santa Helena. A república durou apenas 74 dias e a repressão sobre ela foi terrível, causando centenas de vitimas, entre os quais o Padre Roma, o Vigário Tenório, Domingos Martins, Frei Miguelinho, Frei Caneca e Gervásio Pires. Mas, entre outras consequências, inspirou a Revolução do Porto, de 1820, que acelerou a Independência do Brasil.

No seu centenário, em 1917, o dia seis de março foi comemorado como feriado nacional, e sua bandeira azul e branca foi transformada em símbolo do Estado, por sugestão do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico, acatada pelo então governador Manoel Borba. Mas com os adventos do Estado Novo e do Regime Militar de 64 suas recordações foram “apagadas”.

Somente em 2007 a data voltou a ser comemorada, quando a Assembléia Legislativa decretou o 6 de março como a Data Magna estadual, por meio de projeto apresentado pela então deputada Terezinha Nunes; e o dois de abril passou a ser o Dia da Bandeira, por decreto do então governador Eduardo Campos. Em 2008, o seis de março foi feriado no estado, mas já no ano seguinte, infelizmente, deixou de ser comemorado, caindo de novo em um esquecimento que o Comitê Pernambuco 2017 pretende ajudar a revogar.

SERVIÇO
Celebração da Carta Magna do Estado – primeiro evento do Comitê Pernambuco 2017
Quando: sexta-feira, 6 de março
Horário: às 19h
Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José
Informações: 3355.3106/3107
Entrada Franca