NOTÍCIAS

| 05.04.11 - 16h32

Escola Municipal Novo Pina recebe horta do Programa Ação Saudável

O plantio, de 21 metros quadrados, é o segundo do gênero na rede municipal de ensino. Objetivo é fornecer hortaliças para o consumo dos alunos e utilizar como instrumento pedagógico

Mais uma Horta Escolar está sendo implantada, na manhã desta quarta-feira (06), na Escola Municipal Novo Pina, à Rua Eurico Vitrúvio, 236 (Pina). O plantio, de 21 metros quadrados, é o segundo do gênero e faz parte do Programa Ação Saudável, da Prefeitura do Recife, que além de fornecer hortaliças para o consumo dos alunos, também servirá como instrumento pedagógico nas aulas de matemática, ciências e português. E ainda como fonte de informações sobre qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

A atividade faz parte de um projeto que prevê a instalação de 30 unidades de produção de hortaliças, em instituições de ensino público municipal. Um trabalho realizado em parceria entre a Secretaria de Educação Esporte e Lazer e as organizações sociais Inmed Brasil e Kraft-Food. A primeira horta foi implantada mês passado, na Escola Cecília Meirelles, na Macaxeira (comunidade do Buriti), e a próxima será na escola Municipal do Alto da Guabiraba, Zona Norte da cidade.

Na Horta Escolar do Pina serão plantadas mudas de alface, rúcula, cenoura, repolho, couve, quiabo, salsa, coentro, cebolinho, entre outras verduras, que servirão como ingredientes de saladas para os alunos. As sobras da produção, se houver, serão distribuídas entre os estudantes. E esses, também receberão instruções sobre o cultivo e manutenção da atividade, a ser administrada por um hortaliceiro voluntário.

A importância da instalação da horta na Escola Novo Pina foi destacada por Teresinha Pimentel, diretora de Alimentação Escolar, responsável pelo programa de merenda da Prefeitura. “É fonte de informações sobre qualidade de vida e também instrumento pedagógico”, afirmou, explicando que os canteiros terão formas geométricas, podendo ser utilizados no ensino de matemática e de várias outras disciplinas. Lembrou ainda que a horta faz parte das comemorações de aniversário dos 25 anos da instituição, que abriga um total de 594 alunos nos três turnos: 285 pela manhã, 246 à tarde, e 63 à noite.