NOTÍCIAS

Cultura | 05.04.13 - 16h12

Mais área de lazer para prática esportiva

[caption id="attachment_33006" align="alignleft" width="340"] Parte das av. Marquês de Olinda, Rio Branco e Alfredo Lisboa será fechada aos domingos. (Foto: José Jayme Jr)[/caption]

A partir deste domingo, os adeptos de bicicleta, skate e patins terão mais uma opção para a prática esportiva. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, fechará parte das avenidas Rio Branco, Marquês de Olinda e Alfredo Lisboa no Recife Antigo. A ação acontecerá sempre aos domingos. “Nossa ideia, ao realizar a interdição da passagem de veículos nessas avenidas, é oferecer uma área de lazer com mais conforto e mais segurança para a prática de esportes”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

A área escolhida é justamente pelo fato de o Marco Zero ser o ponto de convergência das duas rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, em execução desde o último dia 24. O horário de fechamento das avenidas aos domingos será das 7h às 17h, uma hora a mais que o horário da Ciclofaixa (que encerra às 16h). Este será o terceiro domingo de execução da Ciclofaixa.

Além da própria interdição das avenidas, os skatistas também vão contar com equipamentos para as manobras. Para tornar a área mais propícia para a prática do esporte, as rampas móveis de skate do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) estarão disponíveis na avenida Marquês de Olinda.

Para os frequentadores da ação já entrarem no clima junino, a Fundação de Cultura vai oferecer o forró pé de serra e a animação de um trio nordestino para a área de lazer neste domingo no Recife Antigo. “A ideia é proporcionar cultura, lazer e turismo em um só lugar. Esses três devem andar lado a lado para oferecer cada vez mais atrativos para a população”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura, Roberto Lessa.

Vale lembrar que outras ruas também estarão fechadas, na manhã deste domingo, no Recife Antigo, mas por conta da Corrida das Estações da Adidas, que começa às 7h30, com largada no Marco Zero.

CICLOFAIXA

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife estará novamente nas ruas neste domingo (07), passando por 11 bairros e proporcionando uma atividade saudável para toda a família. A faixa exclusiva para a circulação de bicicletas, que liga a Zona Norte à Zona Sul, funciona aos domingos e feriados, sempre das 7h às 16h. A ação é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), através das Secretarias de Turismo e Lazer e de Mobilidade e Controle Urbano. A empresa vencedora do chamamento público foi o Itaú Unibanco. Quem não tiver bicicleta pode alugar - basta fazer o cadastro pelo site www.ciclofaixarecife.com.br. Existem três estações do Itaú para aluguel de bike: na Jaqueira, Recife Antigo e Parque Dona Lindu.

Operadores de tráfego fardados e também agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estarão a postos para orientar ciclistas e motoristas. A Guarda Municipal do Recife também reforça a segurança. A Secretaria Municipal de Saúde instalou equipes do Programa da Academia da Cidade em três polos do município (Polo Parque da Jaqueira (Distrito III), Polo Marco Zero (Distrito I) e Polo Pina (Distrito VI)). A equipe, formada por profissionais de Educação Física e um supervisor, realiza avaliação simplificada (aferição de pressão, altura e peso) e alongamento.

Vale lembrar que os motoristas precisam se atentar às mudanças no trânsito e se certificarem de não estacionar e não ultrapassar 40 km/h nos locais por onde a Ciclofaixa passa. A partir das 4h do domingo, quatro mil cones começam a ser colocados para garantir o espaço dos ciclistas. A multa para quem estacionar sobre o trecho destinado à Ciclofaixa é considerada grave, garantindo cinco pontos na carteira de motorista e o reboque do veículo. Placas de trânsito alertam sobre a velocidade máxima permitida nesses dias e locais, bem como a proibição de estacionamento. Ciclistas também devem obedecer a regras como não ultrapassar a velocidade de 20 km/h.