NOTÍCIAS

Cultura | 05.04.13 - 15h59

Prefeitura do Recife realiza reordenamento do comércio informal no entorno do Mercado de Casa Amarela

Neste domingo (7), 42 feirantes instalados de forma irregular na Rua Padre Lemos serão transferidos para o Pátio de Feira

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), vai realizar a quarta ação de reordenamento do comércio informal e dos passeios públicos no entorno dos mercados públicos do Recife. Neste domingo (7), a partir das 7h, 42 feirantes instalados de forma irregular na Rua Padre Lemos serão transferidos para o Pátio de Feira, área anexa ao Mercado de Casa Amarela, com cerca de 2500 metros quadrados. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Emlurb), Secretaria de Saúde (Samu, Vigilância Sanitária), Secretaria de Segurança Urbana (Guarda Municipal), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a ação visa desobstruir calçadas e faixas de rolamento para os pedestres e o transporte público – 12 linhas de ônibus passam diariamente pela Padre Lemos.

A Gerência de Operações da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) já notificou os ambulantes sobre a ação. Além do reordenamento, a Companhia de Trânsito e Transportes Urbano (CTTU), fará a transferência do ponto de táxi localizado na Rua de Casa Amarela para a Rua do Cemitério. A secretaria enfatiza que agentes fiscalizarão o local diariamente, evitando que os ambulantes retornem ao local. Após essa etapa, haverá a retirada dos equipamentos fixos instalados na Rua Padre Lemos por agentes da Secon.

REVITALIZAÇÃO - Depois de Água Fria, Afogados e Beberibe, essa é a quarta ação de reordenamento dos mercados públicos recifenses. Em 21 de janeiro, 150 ambulantes foram retirados da calçada da Avenida Beberibe, visando uma maior mobilidade na via. No dia 28 de janeiro, o entorno do mercado de Água Fria recebeu a ação através da transferência temporária de 210 ambulantes para quatro vias do bairro. Em 24 de fevereiro, 195 ambulantes foram retirados da Estrada dos Remédios, visando o reordenamento do entorno do Mercado de Afogados.