NOTÍCIAS

Cultura | 05.04.13 - 20h54

Secretaria de Educação promove workshop com especialista da Intel

[caption id="attachment_33053" align="alignleft" width="680"] Martina Roth ministrou palestra sobre tecnologias na educação para técnicos da rede municipal. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)[/caption]



A executiva da multinacional norte-americana de tecnologia Intel, Martina Roth, apresentou nessa quinta-feira (4) para cerca de 20 educadores da rede municipal de ensino do Recife e convidados o workshop “Transformação da Educação – A Visão da Intel”. A palestra foi o ponto de partida para projeto que pretende capacitar 200 professores especialistas em tecnologias da educação da rede municipal do Recife. A partir do segundo semestre de 2013, vão dar aula ao ensino fundamental II – do 6º ao 9º ano – utilizando tablets com software educativo.

O evento, promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a Intel, foi realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

“Temos que estar preparados para o avanço das tecnologias e, se não dermos o passo inicial para o planejamento, não haverá evolução duradoura na educação”, ressaltou Martina Roth. O bom uso das tecnologias em sala de aula e a oferta de novas perspectivas pedagógicas e metodológicas são metas da Secretaria de Educação do Recife.

A partir do segundo semestre de 2013, professores da rede vão desenvolver atividades pedagógicas com ferramentas tecnológicas voltadas para a educação. Cada escola de ensino fundamental II terá um servidor que subsidiará os equipamentos utilizados em sala de aula. O objetivo é preparar os alunos para se inserir na nova economia, que demanda cada vez mais conhecimento das tecnologias de informação e comunicação.

“Essa palestra é o ponto de partida para a inclusão dos alunos da rede municipal do Recife na era digital, e esperamos que eles cheguem aos principais postos de trabalho do Estado e do País”, reforçou o Secretário Executivo de Gestão da Rede, Francisco Luiz dos Santos.

Martina Roth é mestra em pedagogia, doutora em filosofia e diretora de Estratégia, Pesquisa e Política da Educação Global da Intel e esteve no Recife para oficinas com as Secretarias de Educação do Recife e do Estado.