Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 05.04.17 - 11h33

Programa Brinqueducar estimula a Educação Infantil por meio de jogos e brincadeiras

img_alt

Prefeito Geraldo Julio Prefeito Geraldo Julio lançou o programa, nesta quarta-feira (5), já com o início da distribuição de livros, jogos e brinquedos para 17 mil crianças da Rede Municipal, nesta quarta-feira (5), já com o início da distribuição de livros, jogos e brinquedos para 17 mil crianças da Rede Municipal (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As crianças de 0 a 5 anos do Recife vão ter acesso a livros de literatura infantil, jogos educativos e brinquedos em parquinhos em 235 unidades de ensino da rede municipal. A distribuição deste material foi iniciada nesta quarta-feira (5) na Creche Municipal da Torre. O prefeito Geraldo Julio e o secretário de Educação, Alexandre Rebêlo, fizeram o lançamento do Programa Brinqueducar, que deverá atingir cerca de 17 mil crianças. O investimento total é de R$ 7,6 milhões, dos cofres municipais.

O objetivo do programa é fazer os pequenos estudantes aprenderem brincando, na fase da vida em que o desenvolvimento é mais estimulado. “Dentro do programa Escola do Futuro, agora a gente tem o Brinqueducar, que é a chegada de brinquedos pedagógicos, que ficam na biblioteca e no parque da unidade de ensino. Também é o incentivo à leitura. Estamos colocando um novo kit nas bibliotecas, um kit por sala de aula e os alunos também receberão o kit para levar para casa”, explicou o prefeito Geraldo Julio.

“Todo esse incentivo da brincadeira e da leitura na sala de aula vai ajudar muito no desenvolvimento da criança, sobretudo na primeira infância, que é um momento importante para se fazer este estímulo. O programa é muito importante e vai chegar na creche, na escola e na casa das crianças”, continuou o prefeito. A etapa da Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças e impacta diretamente nos anos seguintes da escolaridade delas.

As brincadeiras fazem parte da prática pedagógica, e a interação dos alunos com os recursos pedagógicos do programa será fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, pois estimulará, entre outros aspectos, o desenvolvimento da psicomotricidade das crianças, além de estimular a socialização e a criatividade.

As 235 unidades de ensino que têm turmas de Educação Infantil vão receber um total de 480 casinhas e gira-giras para compor os parquinhos das 28 creches-escolas, 51 creches e 156 escolas da Prefeitura do Recife com turmas de Educação Infantil. A Secretaria de Educação do Recife também está distribuindo cerca de 40 mil brinquedos e jogos educativos de 63 tipos diferentes, como fantoches, quebra-cabeças, instrumentos musicais de brinquedo, vários tipos de dominós, blocos lógicos com peças geométricas, diversos tipos de jogos alfabéticos e de jogos de memória; brinquedos relacionados aos animais, às partes do corpo humano e aos alimentos; jogo de damas, jogos matemáticos, bolas de Bobath que servem para trabalhar a expressão corporal, entre outros.

“Na educação, o investimento tem que ser feito ao longo dos anos. O trabalho tem que ser de longo prazo. E a gente está fazendo o trabalho do início, desde o berçário. Foi pensado um material específico para a criança de um ano, para a criança de dois anos. Um investimento importantíssimo, porque quanto mais cedo começar e com este material de qualidade, vai garantir um aprendizado melhor para estas crianças”, destacou o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo. As creches-escolas, creches e escolas também receberam um total de 1.786 baús literários, cada um deles com 40 livros de literatura infantil que ficarão disponíveis em cada uma das salas de aula da Educação Infantil. Além disso, cada um dos 17 mil estudantes que tem entre 0 e 5 anos receberá kits com 11 livros que poderão ser levados para casa.

O objetivo da ampliação do acervo literário das crianças é contribuir para o processo de formação dos pequenos leitores, favorecendo a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e o desenvolvimento da oralidade. O estímulo à prática prazerosa da leitura, com a ajuda das famílias, vai contribuir para a efetivação da meta do Programa de Letramento do Recife (ProLer), que visa alfabetizar os alunos da rede municipal até os 6 anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC).