Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 05.04.18 - 22h27

Famílias recebem novas moradias na Campina do Barreto

img_alt

Dezessete famílias que eram moradoras de áreas ribeirinhas receberam suas casas próprias das mãos do prefeito Geraldo Julio na noite desta quinta (5). O gestor municipal também entregou uma praça no local (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na noite dessa quinta-feira (5) várias famílias comemoraram um novo estilo de vida. O prefeito Geraldo Julio entregou  a primeira etapa do Conjunto Habitacional H 11, com 17 unidades habitacionais e ainda a Praça Maria José dos Santos (Dona Lia) totalmente requalificada, na Campina do Barreto. Os beneficiados, que eram antigos moradores de áreas ribeirinhas, receberam as chaves das casas duplex, que contam com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço, e que foram construídas dentro do novo padrão de qualidade da gestão.

“Esse já é o terceiro conjunto habitacional que entregamos nessa semana.Hoje são mais 17 casas, construídas com toda qualidade, que vão transformar a vida dessas pessoas que esperaram por muitos anos para conseguir realizar essa conquista. Ficamos muito felizes em poder proporcionar isso”, declarou o prefeito Geraldo Julio que entregou o residencial destinado aos antigos moradores do bairro de Campina do Barreto, que foram realocados para permitir a execução da obra da Via Marginal, prevista pela segunda etapa do PAC Beberibe, que ligará o bairro a Peixinhos.

As casas, que tiveram um investimento de R$ 1,6 milhões, contam com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. Todas as unidades habitacionais foram construídas observando um novo padrão de qualidade, com cuidados no acabamento, reboco, pintura, cerâmicas nas áreas molhadas e forro em gesso.

Para Cristiane Oliveira, a espera valeu a pena. “Foi muito tempo achando que isso nunca ia acontecer. Nem acredito que finalmente tenho uma casa, toda organizada, com piso, com teto, longe la lama, dos bichos. Demorou mas aconteceu e valeu a pena. Agora sim eu posso dizer que terei uma vida de verdade com a minha família”, comentou a comerciante que foi uma das beneficiadas.

O secretário de Saneamento, Alberto Feitosa, explicou que as unidades seguem o padrão de construção da gestão. “Fazemos tudo com o maior carinho e qualidade. Gesso, cerâmica, tudo organizado para que as famílias só precisem chegar para morar. Todos os acabamentos, pintura. Tudo pronto para que eles tenham uma vida digna”, afirmou.

Na ocasião, o prefeito Gerado Julio também entregou a Praça Maria José dos Santos (Dona Lia) que foi totalmeente reformada. O equipamento teve a requalificação de todas as suas instalações que contam com área de convivência e  playground. A obra, cujo investimento foi de R$ 640 mil, beneficia os bairros de Água Fria, Fundão e Arruda. No playground, foram instalados dois escorregadores, um balanço triplo, um trem e uma escadinha. Já na área de convivência, foram colocados 24 bancos em concreto e quatro conjuntos de mesa com quatro cadeiras cada, além de paisagismo  e iluminação com oito postes de concreto com luminárias simples.

As ruas do entorno,  Expedicionário Jamil Dagle, Joaquim Torreiro e Travessa Maria Digna, também receberam algumas intervenções. Foram executados serviços de esgotamento sanitário (ramal de calçada e coletor), drenagem (galeria de concreto), pavimentação em asfalto e pavimentação em paralelepípedo.

HABITACIONAIS - Na atual gestão foram entregues 16 Conjuntos Habitacionais com 1.649 unidades (casas e apartamentos). Cada residência é dotada de novo padrão construtivo, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Todas as unidades habitacionais contam com cerâmica nas áreas molhadas (banheiro e cozinha), além de equipamentos de acessibilidade que melhoram as condições de moradia das famílias. As obras dos conjuntos habitacionais entregues pela Prefeitura do Recife foram executadas pelas Secretarias de Saneamento e Infraestrutura e Habitação, além da Autarquia de Urbanização do Recife - URB. Um trabalho técnico-social também foi realizado com as famílias beneficiadas e terá continuidade após a entrega das novas moradias. Assistentes sociais ligados à Secretaria de Saneamento apresentam temas como moradia verticalizada, convivência em condomínio, uso correto do sistema de esgotamento sanitário e sustentabilidade do empreendimento, e também procuram despertar nos moradores o sentimento de pertencimento e de identidade com a casa nova.