NOTÍCIAS

Infraestrutura | 05.04.19 - 18h04

Campo Grande recebe ações do projeto “Meu bairro eu também limpo”

img_alt

A Emlurb, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Escola Estadual Dom Carlos Coelho, estudantes da UPE e comunidade, realizou ações de sensibilização em prol do meio ambiente em Campo Grande. Na frente da escola, onde antes havia lixo, agora tem plantas além de uma fachada cheia de arte (Foto: Cortesia)

 

A Escola Estadual Dom Carlos Coelho, em Campo Grande, sofria com o lixo depositado pelos vizinhos bem em frente à unidade. Nesta semana, a realidade do local mudou. Com o projeto “Meu bairro eu também limpo”, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), através da Gerência Setorial Socioambiental, não apenas removeu os resíduos da área como de costume como também realizou um trabalho de sensibilização com os alunos da instituição e a comunidade. Além disso, agora, a arte do grafite pode ser contemplada nos muros da unidade e 15 mudas de espécies diversas foram plantadas no local.

De acordo com a diretora da escola Luíza Burle, a ação deu vida à unidade: “depois de uma semana de trabalho da Emlurb em parceria conosco, com a Secretaria Municipal de Saúde e com estudantes de educação física da UPE, bolsistas do PIBID, estamos em festa, pois os alunos estão conscientes da importância de preservar o meio ambiente”. Já segundo a aluna do 9º ano Bruna Vitória, toda a turma se envolveu. “No começo do trabalho, todos achamos que aquilo seria uma perda de tempo, depois, com o passar dos dias, percebemos a importância de não jogar o lixo em lugar errado e de conversar com os vizinhos sobre isso”, confessou ela. Cerca de 15 alunos participaram de conversas na escola inicialmente e depois fizeram porta a porta para conscientizar os vizinhos sobre a necessidade da reciclagem e de não descartar os resíduos em locais inadequados. 

Já a articuladora socioambiental Região Político Administrativa (RPA) 2 Maria Gorete Xavier lembrou que  vai ser muito importante a colaboração da comunidade para que o local continue limpo e bonito. “Gosto de trabalhar com os jovens porque eles aprendem e multiplicam o aprendizado, compartilhando com os familiares. Nós sugerimos que os alunos separem o material reciclável em casa e levem para a escola, para os pontos de coleta seletiva que instalamos”, comentou ela. No próximo dia 15 de abril, o projeto “Meu bairro eu também limpo” estará na Rua Exp. Guilherme Brasileiro, no bairro Iputinga, com grafitagem e plantio de mudas; e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Alto do Mandu, com porta a porta para sensibilizar os moradores sobre o descarte correto do lixo.

Meu bairro eu também limpo - Iniciado em janeiro de 2016, o projeto é desenvolvido pela Emlurb em comunidades das seis Regiões Político Administrativas do município. O objetivo é eliminar os pontos críticos de acúmulo de lixo nas ruas da cidade transformando esses locais em áreas de lazer e convivência para a população. A ação já beneficiou moradores de bairros como Coque, Alto José Bonifácio, Córrego da Bica, Boa Viagem, Ilha do Destino e Ilha do Joaneiro, Engenho do Meio, dentre outras comunidades do Recife.