Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 05.04.22 - 12h43

Prefeitura do Recife inaugura a maior escola pública municipal da cidade

img_alt

Com investimentos de R$ 10 milhões, unidade está localizada na Mangabeira, tem capacidade para receber 700 estudantes e conta com um novo projeto de escola de tempo integral. No ato de entrega, o prefeito João Campos anunciou a construção de uma nova Creche, que será erguida ao lado da escola. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Os alunos da nova Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) da Mangabeira podem dizer que estudam na maior escola da Rede Municipal do Recife. Com 12 salas de aula e capacidade para atender 700 alunos, a unidade de ensino foi inaugurada, nesta terça-feira, pelo prefeito do Recife João Campos. Os investimentos foram na ordem de R$ 10 milhões e a instituição conta com um novo projeto de tempo integral. A unidade de ensino atende estudantes da Educação Infantil (grupos IV e V), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos e já tem projetos de expansão para mais oito novas salas de aula. Na ocasião, o gestor municipal também anunciou a construção de uma nova creche, que será erguida ao lado da EMTI da Mangabeira. 

“Hoje a gente dá um passo muito importante na educação do Recife. A gente está inaugurando a maior escola da Rede Municipal de Ensino. Aqui serão mais de 700 estudantes. E não é só um equipamento muito grande, mas a gente faz também uma nova implementação da modalidade de ensino integral. Aqui é a primeira escola que vai do 1º ao 9º ano no modelo integral, que é um modelo que revolucionou a educação no estado de Pernambuco e hoje o estado tem a maior rede do Brasil de educação integral, e a gente traz essa ampliação para a Rede Municipal do Recife”, esclareceu João Campos. 

Com o projeto de tempo integral, a Escola Municipal da Mangabeira será a primeira unidade da rede a ofertar esta modalidade para o ensino fundamental, contemplando as turmas do 1º ao 9º ano. “É com muita alegria que a gente inaugura a escola da Mangabeira. É uma unidade que conta com uma estrutura moderna e diferenciada, que vai permitir conforto e educação de qualidade para os estudantes da região. É importante ressaltarmos também que este projeto de tempo integral, em breve, estará integrado à oferta de Educação Infantil”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Localizada na Rua Nicéias Arcoverde Gusmão, s/n, a Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira ocupa um terreno de mais de cinco mil metros quadrados e possui cerca de 3.200 metros de área construída. A estrutura da escola conta ainda com uma área verde de mais de 1.400 metros quadrados, 12 salas de aula (serão 20 após a ampliação), biblioteca, sala de recursos para a educação especial, laboratórios, espaço maker, coordenação pedagógica, sala de música e vídeo, administrativo, serviços, refeitório e quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros, palco e camarim. Tudo isso distribuído em um prédio com dois pavimentos. 

Além da ampliação das salas de aula na unidade de ensino, o prefeito João Campos e o secretário de Educação, Fred Amâncio, aproveitaram a ocasião para anunciar a construção de uma nova Creche, que será erguida ao lado da EMTI da Mangabeira. O projeto arquitetônico conta com pátios coberto e externo, refeitório, direção, coordenação, depósito de material didático, almoxarifado, sala dos professores, bateria de banheiros, incluindo acessíveis,  12 salas de aula, contemplando também berçários, fraldário, lactário, cozinha, despensa, lavanderia, vestiários, solário, sala multiuso e brinquedoteca. 

 

Para o evento de inauguração da Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, a gestão municipal preparou uma grande festa com a participação da Banda Marcial da Escola Antônio Farias Filho e da Escola Pernambucana de Circo.