Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 05.04.23 - 12h20

Abre e Fecha: Prefeitura do Recife oferece opções de lazer e cultura no feriado da Semana Santa

Entre a quinta (6) e o domingo (9), alguns serviços municipais não estarão disponíveis. Na programação, encenações da Paixão de Cristo do Recife no Marco Zero e Sítio Trindade, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, Olha! Recife, atividade no Paço do Frevo e muito mais

 

Não faltarão opções de lazer para os recifenses e os turistas que quiserem curtir a cidade durante o feriadão da Semana Santa. A novidade será a retomada do espetáculo “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo", com apresentações gratuitas na sexta-feira (7), no sábado (8) e no domingo (9), sempre às 18h, no Marco Zero. Para quem gosta de se exercitar ao ar livre, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará funcionando na sexta e no domingo de Páscoa, das 7h às 16h. Além disso, o Olha! Recife oferecerá passeios no sábado e no domingo. O Paço do Frevo funcionará das 10h às 17h, na quinta e na sexta, e das 11h às 18h, no sábado e no domingo. Já o Jardim Botânico do Recife abre as portas nos dois dias do final de semana, das 9h às 15h, com entrada gratuita. Em função do feriado, alguns serviços municipais não estarão disponíveis e/ou terão horário de funcionamento alterado.

Confira abaixo o funcionamento dos serviços municipais:

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam neste feriado, retomando a normalidade na segunda-feira (10).

SAÚDE - No feriado da Semana Santa, alguns serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do Recife funcionarão normalmente, a exemplo da aplicação da vacina bivalente contra covid-19 ocorrendo, com necessidade de agendamento pelo aplicativo ou site do Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/), nos Centros de Vacinação montados em quatro shoppings da capital. São eles: Recife, em Boa Viagem, RioMar, no Pina, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro. O horário será o mesmo do funcionamento de cada mall. A aplicação do imunizante anticovid também vai acontecer no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 7h às 17h30.

Os centros de testagem para Covid estarão funcionando no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no Centro de Saúde Professor Mario Ramos, em Casa Amarela, e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h. À exceção de idosos, gestantes e grupos de risco, que podem comparecer espontaneamente, é necessário o agendamento via Conecta Recife.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem na rede municipal, com fechamento dos ambulatórios. Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará das 7h às 19h. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados, por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

MULHER -  Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado de Páscoa. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia; e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

A secretaria conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, pelo número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - A rede Compaz e a rede de Bibliotecas pela Paz estarão fechadas entre quinta-feira e segunda-feira. O funcionamento será retomado na terça-feira (11).

TURISMO E LAZER - O feriadão da Semana Santa vai contar com dois dias de Ciclofaixa de Turismo e Lazer. O percurso estará montado na sexta-feira (7) e domingo de Páscoa (9), das 7h às 16h. Além deste programa, que corta a cidade passando por diversos atrativos turísticos, outra opção de lazer nos próximos dias é aproveitar os parques urbanos que também estarão funcionando normalmente.

Aqueles que gostam de desbravar a cidade e conhecer a sua história poderão curtir o Olha! Recife, que estará disponível com passeios no próximo sábado (8) e domingo (9), além de outros tours ao longo da semana. Os roteiros estão detalhados no site www.olharecife.com.br, onde também estarão disponíveis as inscrições gratuitas, a partir da sexta-feira (7). 

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - O expediente no Hospital Veterinário do Recife segue normal até quinta-feira, das 7h às 18h. Na sexta-feira, o HVR funcionará apenas para atendimentos de emergência, das 8h às 12h. 

CULTURA - Neste feriado, celebrar as tradições e vocações culturais do Recife é compromisso sagrado. Para os católicos e devotos da produção cênica recifense, as encenações da Paixão de Cristo são destino obrigatório. Após quase três anos de pandemia, uma das mais aclamadas tradições do calendário cultural recifense retorna a seu formato original, presencial e a céu aberto, em duas montagens, oferecidas gratuitamente ao público, no Marco Zero e no Sítio Trindade, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de  Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Nos próximos dias 7, 8 e 9, o espetáculo “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" terá três apresentações, sempre às 18h, no Marco Zero, com protagonistas negros e texto contundente e comovente, que costura célebres passagens bíblicas a referências contemporâneas, em montagem inovadora, que conta com 150 pessoas no elenco e tem realização da Apacepe.

No Sítio Trindade, a Paixão de Cristo de Casa Amarela terá também três sessões, nos dias 6, 7 e 8, às 20h, reunindo mais de 100 pessoas, todas moradoras do bairro, divididas entre atores e figurantes, em 17 cenas, com cenários projetados em laser. O espetáculo é realizado pela própria comunidade de Casa Amarela.

Na cidade da música, frevo também não haverá de faltar no feriadão. O Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, funcionará normalmente: das 10h às 17h, na quinta e na sexta, e das 11h às 18h, no sábado e no domingo. Os demais espaços culturais mantidos pelo poder público municipal estarão fechados.

PROCON RECIFE - Na quinta-feira e na Sexta-feira da Paixão, não haverá expediente presencial na sede do Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e em seus postos de atendimento que funcionam nas unidades dos Compaz (Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque). O consumidor pode registrar sua reclamação ou denúncia pelo Whatsapp (81) 3355 3286 ou pelo site procon.recife.pe.gov.br. Outra alternativa é realizar denúncias por e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. No final de semana, o Procon Recife não funciona.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nas próximas quinta e sexta-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Na segunda-feira, todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado voltarão a funcionar normalmente.

ESPORTES - As 26 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante o período da Semana Santa, entre quinta e domingo. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral.

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALAS DO EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriado da Semana Santa, as Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta quinta e sexta-feira. Os serviços retornam na segunda na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

Os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) também retornam suas atividades no mesmo dia, das 8h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos normalmente pelo site (www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br). As aulas nas Escolas Profissionalizantes, por sua vez, também retornam na segunda-feira, nos horários normais dos cursos.

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quinta-feira (6) e sexta-feira (7). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (10), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

MERCADOS E FEIRAS - As feiras e mercados públicos do Recife estarão abertos de 6h às 18h nesta quinta-feira e no Sábado de Aleluia. Já na Sexta-feira da Paixão e no Domingo de Páscoa, o funcionamento será reduzido, das 6h às 13h.

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - O Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste da cidade, estará fechado nesta quinta (6) e sexta (7), mas abre as suas portas no sábado (8) e domingo (9), das 9h às 15h, com entrada gratuita. Durante esses dias, por conta do feriado, o local não contará com visita guiada. Já o Econúcleo do Parque da Jaqueira não estará funcionando nesta semana.