NOTÍCIAS

Cultura | 05.05.14 - 10h05

Brasil garante primeira vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude

[caption id="attachment_45631" align="alignright" width="680"] Calebe Correia Ferreira conquista ouro na categoria até 50 kg do Panamericano de Luta Olímpica, que acontece no Recife. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

O brasileiro Calebe Correia Ferreira, 16 anos, garantiu, nesta sexta (2), a primeira vaga da delegação brasileira de luta olímpica nas Olimpíadas da Juventude, marcadas para agosto, em Nanquim, na China. O jovem atleta conquistou a medalha de ouro, na categoria até 50 kg do estilo greco-romano, no primeiro dia do Panamericano Cadete de Luta Olímpica, que acontece no ginásio do Círculo Militar, no Recife.

O evento vai até este domingo (4) e é realizado em parceria entre a Prefeitura do Recife, Ministério do Esporte, Caixa Econômica e Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), a partir de emenda parlamentar do deputado federal Roberto Teixeira. “É um sonho que se realiza. Treinei muito para chegar até aqui. Será minha primeira competição internacional”, comemorava Calebe, natural de São Vicente-SP. No total, a delegação brasileira conquistou sete medalhas no primeiro dia do Panamericano.

O secretário municipal de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, foi um dos homenageados na cerimônia de abertura e fez uma saudação aos participantes. “É muito bom ver um evento bonito como esse no Recife. Nossa cidade tem a tradição de receber bem os visitantes e todos vocês são muito bem vindos”, afirmou.

A abertura do Panamericano marcou também a entrega, pelo Ministério do Esporte, de um conjunto de equipamentos para melhorar as condições de treinamento dos atletas de clubes e seleções regionais e estaduais. O Ministério do Esporte destinou R$ 2,8 milhões para a compra dos materiais, por meio de convênio com a CBLA, com o objetivo de equipar núcleos da modalidade em 18 Estados brasileiros. O conjunto conta com um tapete oficial, já instalado no Círculo Militar de Recife, e bonecos de treino.

Para o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério, Ricardo Leyser, o investimento faz parte do legado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “Vamos continuar nesse caminho para chegar a 2016 com as modalidades de luta muito mais fortes no Brasil”, destacou.

O primeiro ouro do Brasil veio com o carioca Raphael Souza, da categoria até 76 Kg, que não integra o cronograma dos Jogos Olímpicos da Juventude. O mineiro Douglas Rocha, da categoria até 100Kg, e o capixaba Erivan Rocha ficaram com a prata. Guilherme Evangelista, na categoria até 85 Kg, André Pinto da categoria, até 69 Kg, e Denílson Bruno, até 46 Kg, conquistaram o bronze.

Com isso, o Brasil encerrou o primeiro dia do torneio no segundo lugar geral. A equipe americana faturou seis ouros e terminou em primeiro. No sábado (3), é a vez das meninas brasileiras entrarem em ação na Luta Feminina. Confira a lista dos vencedores em cada categoria do estilo greco-romano.

Categoria até 42Kg
Ouro – Emilio Alfonso (MEX)
Prata – Ferley Barrientos (COL)
Bronze – Cody Phippen (EUA)
Bronze – Fabian Carranza (ECU)

Categoria até 46Kg
Ouro – Cade Olivas (EUA)
Prata – Joao Rochabrun (PER)
Bronze - Denílson Bruno (BRA)

Categoria até 50Kg
Ouro – Calebe Correa (BRA)
Prata – Alexander Pena (DOM)
Bronze – Edwuard Acerca (PER)
Bronze – Kaden Gfeller (EUA)

Categoria até 54Kg
Ouro – Daton Fix ( EUA)
Prata – Erivan Rocha (BRA)
Bronze – Jaskarn Khela (CAN)

Categoria até 58Kg
Ouro – Agustin Destribats (ARG)
Prata - Nelson de Los Santos (DOM)
Bronze – Efren Garcia (MEX)
Bronze – Taylor Lamont (EUA)

Categoria até 63Kg
Ouro – Nick Lee (EUA)
Prata - Simon Chaves (CAN)
Bronze – Johnny Berdugo ( COL)

Categoria até 69Kg
Ouro – Mason Mayville (EUA)
Prata – Milton Garcia ( PER)
Bronze – André Pinto (BRA)
Bronze – Jose Rueda (MEX)

Categoria até 76Kg
Ouro – Raphael Souza (BRA)
Prata – Spencer Heywood (EUA)
Bronze – John Yeats (CAN)

Categoria até 85Kg
Ouro – Tyler Johnson (EUA)
Prata – Rhamadeep Kherira (CAN)
Bronze – Guilherme Evangelista (BRA)
Bronze – Marco Duran (EQU)

Categoria até 100kg
Ouro – Adam Smith (EUA)
Prata – Douglas Rocha (BRA)