Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 05.05.16 - 15h54

Prefeitura participa de certificação antidrogas de organização internacional

Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas estará presente no evento da Cadca que acontece nesta sexta-feira (06), às 14h30, no auditório do Espaço Ciência, em Santo Amaro

 

Tentar criar e manter uma comunidade segura, saudável e livre das drogas. Com este objetivo, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Secod), participa, nesta sexta-feira (06), às 14h30, no auditório do Espaço Ciência, em Santo Amaro, da certificação idealizada pela organização internacional de Coalizões Comunitárias Antidrogas da América (Cadca). O evento é a culminância de um treinamento focado na prevenção ao uso de drogas para profissionais da área, representantes institucionais e moradores do bairro. Ao todo serão certificados na ocasião 70 pessoas. Só lembrando que, no início da semana, houve outros 77 formados, só que no bairro de Brasília Teimosa.

A parceria do Cadca com a Secod se iniciou em agosto do ano passado quando a organização internacional, por critérios baseados na vulnerabilidade social, escolheu as comunidades de Brasília Teimosa e Santo Amaro para receberem treinamentos como parte do projeto de expansão das coalizões comunitárias no Brasil. As formações nos respectivos bairros serviram para refletir junto à população sobre as últimas tendências em abuso de drogas e como tentar solucionar os problemas relacionados ao consumo. Além do Recife, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro também foram capacitadas.

Para o secretário de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Fernando Dourado, esta parceria só faz aumentar ainda mais a eficiência deste enfrentamento no Recife. “A iniciativa para a Secod é de grande valor porque contamos com a experiência de uma organização internacional bem-sucedida”, justifica.

No Brasil, a Cadca, que nasceu nos Estados Unidos e tem trabalhado internacionalmente desde 2005, conta com a parceria da Associação Pró Coalizões do Brasil, uma organização sem fins lucrativos que vem há mais de quatro anos multiplicando o trabalho, formando e prestando assistência a diversas coalizões comunitárias antidrogas.