Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 05.05.17 - 16h01

CTTU registra 76 infrações nas primeiras 48 horas de fiscalização por videomonitoramento

 
Número é considerado positivo pela Autarquia de Trânsito, com média de 3,8 infrações por dia, em cada ponto monitorado. A tendência é que o número de registros diminua com a conscientização dos condutores
 
 

A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), considera positivos os dois primeiros dias da fiscalização por videomonitoramento, que teve início na quarta-feira (3). Em 48 horas de ação, das 6h da quarta-feira (3) até as 6h desta sexta-feira (5), apenas 76 veículos foram multados nos 10 pontos fiscalizados, sendo a quase totalidade das infrações registradas por estacionamento e parada irregular. A média de 3,8 multas por dia em cada ponto fiscalizado, que é considerada baixa, atende às expectativas da Autarquia, uma vez que demonstra o potencial da ação como mais um instrumento de conscientização dos condutores. A tendência é que esse número diminua gradativamente. Ainda durante as últimas 48 horas, o teleatendimento da CTTU não registrou nenhuma denúncia de irregularidades no trânsito nos locais beneficiados pela ação.

Entre as infrações registradas, 50 (65%) foram por estacionamento sobre calçada, 23 (30,2%) por estacionamento em desacordo com a sinalização, 1 (1,3%) por parada sobre faixa de pedestre, 1 (1,3%) por parada na área de cruzamento de vias e 1 (1,3%) por conversão proibida. Já o local que registrou o maior índice de infrações foi a Avenida Conselheiro Aguiar, no ponto próximo ao Conjunto Pernambucano, com o total de 25 infrações, seguido do ponto localizado no cruzamento da Avenida Recife x Capitão Jacinto da Cruz, com 18 infrações; Largo da Paz x Estrada dos Remédios, com 16 infrações; Avenida Norte x Professor José dos Anjos, com 7 infrações; Avenida Conselheiro Aguiar x Rua Padre Carapuceiro, com 5 infrações; Avenida Governador Agamenon Magalhães x Rua Dr. Leopoldo Lins, com 2 infrações; Avenida Antônio de Góes, próximo ao Túnel Josué de Castro, com 2 infrações e Avenida Dois Rios x Pintor Agenor de Albuquerque, com 1 infração. O ponto localizado na Avenida Norte x Rua José de Sá Carneiro não teve registros de infrações.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a avaliação dos primeiros dias de fiscalização por videomonitoramento é positiva e atendeu o objetivo de proporcionar mais segurança viária aos pedestres. "A média de apenas 3,8 infrações por dia em cada ponto fiscalizado comprova que a ação também tem caráter educativo. Já o fato de quase 100% das notificações registradas serem por estacionamento irregular é uma consequência do trabalho desenvolvido pela CTTU, que tem sempre focado na segurança viária dos pedestres, que é o elemento mais frágil do trânsito", finalizou.

FISCALIZAÇÃO POR VIDEOMONITORAMENTO- A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou, na quarta-feira (3), o trabalho de fiscalização por videomonitoramento em 10 pontos da cidade. A ação acontece após um mês de período educativo, uma vez que as áreas beneficiadas começaram a receber a sinalização adequada desde o dia 3 de abril. A fiscalização através das câmeras está permitida desde 2015, de acordo com a resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa é mais uma ação da Prefeitura do Recife para deixar o trânsito mais seguro e reduzir os acidentes na cidade. Desde 2013, são implantadas ações interligadas, que estão diretamente ligadas à redução de cerca de 30% do número de acidentes com vítima no trânsito do Recife. A medida acontece no mês em que se celebra Movimento Internacional Maio Amarelo, que chama a atenção para a segurança viária e a necessidade da redução de acidentes.

Confira os pontos que estão sendo fiscalizados por videomonitoramento desde a quarta-feira (3):

- Avenida Recife: nos dois sentidos do cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz;

- Avenida Antônio de Góes: nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco e nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro;

- Avenida Conselheiro Aguiar: no cruzamento com as ruas Padre Carapuceiro e Frei Leandro;

- Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar: no sentido subúrbio, próximo ao cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro.

- Largo da Paz, no cruzamento com a Estrada dos Remédios;

- Avenida Governador Agamenon Magalhães, no cruzamento com Rua Dr. Leopoldo Lins;

- Avenida Norte, no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos;

- Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César.

REDUÇÃO DE ACIDENTES - A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de garantir mais mobilidade e segurança viária na cidade. São ações interligadas que, juntas, estão diretamente ligadas à redução de cerca de 30% do número de acidentes com vítima no trânsito do Recife, se considerarmos os dados obtidos entre os anos de 2012 e 2016. A implantação de 77 equipamentos de fiscalização eletrônica, desde 2014, o trabalho dos 250 orientadores de trânsito, dispostos nos principais corredores viários da cidade para auxiliar no fluxo pacífico de condutores, ciclistas e pedestres, além da pintura de cerca de quatro mil faixas de pedestres e implantação de 13 mil placas de sinalização vertical são algumas das ações que resultaram na redução dos acidentes com vítimas.