NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 05.05.23 - 00h26

Compaz Miguel Arraes ganhará a terceira Praça da Infância do Recife

img_alt

O prefeito João Campos foi até à obra e aproveitou para visitar o espaço CRIAR (Foto: Hélia Scheppa/PCR)
O Compaz Miguel Arraes, na Avenida Caxangá, bairro da Madalena, receberá a terceira Praça da Infância da cidade. As obras estão sendo executadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), e começaram nesta quinta (04), com investimentos da ordem de R$ 624 mil, englobando infraestrutura, brinquedos e demais componentes. A previsão é de que as obras sejam concluídas em julho. A primeira Praça da Infância entregue à população fica na Praça Dom Miguel Valverde, na Encruzilhada, e já está em obras a unidade de San Martin. O prefeito João Campos visitou as obras da Praça e aproveitou a oportunidade para ver de perto o Centro de Referência da Primeira Infância (Criar), que também está localizado no próprio Compaz.

“Fazer a Praça da Infância e o Centro de Referência da Primeira Infância (Criar) no ambiente do Compaz é muito importante, porque assim integramos políticas públicas que têm uma concepção muito parecida, de colocar a criança como cidadão no centro das decisões. O Compaz já é uma referência para o Brasil e o mundo e essas obras vão ser muito importantes para o Recife, mas também para outras pessoas que visitam a rede Compaz e agora vão poder conhecer essas ações que a Prefeitura tem feito”, disse o prefeito, lembrando que a "vitrine" que se cria no Compaz ainda contempla a Creche Alcides Tedesco, vizinha ao Compaz.

Com 490 m2 de área, a Praça da Infância do Compaz Miguel Arraes terá novos brinquedos, passeios, pisos, mobiliários, rampas, drenagem, paisagismo e nova comunicação visual. A equipe de intervenções sociais da Secretaria Executiva de Inovação Urbana esteve no local para escutar as crianças e seus tutores e cuidadores. Nas oficinas de cocriação, as crianças escolheram brinquedos onde pudessem “pular”, “girar”, “equilibrar” e “escalar”. 

O círculo foi escolhido como forma básica, representando os elementos naturais. Nesta praça, serão implantados dois círculos identificados como vento e mais três complementares. Os que representam o vento comportam um balanço e um quadrifol, que é um brinquedo com cordas. Os complementares possuirão um morrote de escalada, dois pula pulas e um gira gira inclusivo. Todos estes círculos são conectados por um caminho estruturante, facilitando o percurso da criança.

As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que será replicada em toda a cidade, com soluções específicas e que estejam em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças.

Já no Criar, Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância do Recife, explicou que o espaço é dividido por finalidades voltadas para o estímulo infantil e que conta com ambientes para leitura e contação de histórias; área de estudos; espaços multimídia e para o desenvolvimento do lúdico e de atividades que estimulam os sistemas motor e cognitivo (a sala de psicomotricidade relacional), espaços verdes ou molhados para a realização de brincadeiras ao ar livre e uma área voltada para o atendimento dos beneficiados pelo Programa Mãe Coruja.
  
“Receberemos turmas de creches de segunda a sexta, que virão com transportes disponibilizados pela Prefeitura. A capacidade é de 160 crianças por dia - são 80 no turno da manhã e 80 no turno da tarde, além dos profissionais das creches”, disse a secretária.
ASSUNTOS: