Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 05.05.23 - 19h57

Compaz Miguel Arraes recebe ação do Dia D para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

img_alt

Cerca de 400 pessoas foram atendidas durante ação promovida pela Prefeitura do Recife, nesta sexta-feira (5), que teve o foco a empregabilidade do público com deficiência (Foto: Inaldo Menezes)

Cerca de 400 pessoas participaram do Dia D para Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho, realizado na manhã desta sexta-feira (5), no Compaz Miguel Arraes, no bairro da Caxangá. Quem compareceu à Agência do Trabalho do Compaz teve seu currículo encaminhado para empresas, no intuito de conseguir uma vaga de emprego. Além disso, participantes também puderem acessar serviços como vacinação, saúde bucal, beleza e massagem. A iniciativa foi organizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, em parceria com as secretarias municipais de Trabalho e Qualificação Profissional, de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e de Saúde.

Para Leandro Nascimento de Lima, 37 anos e morador do bairro da Mustardinha, a ação promovida vai ajudar a ser contratado. “É um evento ótimo para encontrar oportunidades de emprego para pessoas com deficiência”, disse. A iniciativa atende à Lei Federal 8.213/91, que estabelece a obrigatoriedade de empresas com mais de 100 funcionários reservarem de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência. O evento buscou diminuir as barreiras do preconceito e fortalecer as esperanças do público deficiente em relação à inserção social e trabalhista.

Segundo o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando, o “Dia D” foi a forma para mobilizar empresas e pessoas com deficiência visando assegurar a inclusão desse público no mercado de trabalho. “As pessoas com deficiência estão cada vez mais qualificadas e preferem buscar oportunidades na própria área. No entanto, quando as vagas não são ofertadas de acordo com a qualificação dessa pessoa, elas ocupam outras sem nenhum problema”, afirmou o gestor.

O Dia D para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho é mais uma ação que reforça o compromisso da gestão municipal em implementar políticas públicas de inclusão. Segundo informações do IBGE, de 2010 - último dado público disponível -, cerca de 28% da população do Recife possui algum tipo de deficiência, o que deixa clara a importância de iniciativas como essa para igualar as oportunidades oferecidas. Dessa forma, a realização do Dia D se transformou em uma ação afirmativa para garantir que a legislação, de fato, seja cumprida.