Luiz Gonzaga vai ser homenageado por crianças do CMEI Tia Emília
“Xote Ecológico”, “Assum Preto” e “Riacho do Navio”, eternizadas pelo Velho Lua, serão trabalhadas em classe durante a Semana do Meio Ambiente
Durante a Semana do Meio Ambiente, uma grade especial de atividades para as crianças de 3 meses a 5 anos de idade foi elaborada pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Emília, no Alto do Capitão, em Dois Unidos. A frase da sabedoria popular É de pequeno que se faz o grande é seguida na íntegra pelos profissionais do Centro que, desde ontem (4), iniciaram o trabalho com os alunos.
As músicas do Velho Lua, uma das maiores expressões do cancioneiro popular nordestino – homenageado do Ano Letivo 2012, com o tema Luiz Gonzaga – Do Mangue ao Sertão: Homenagem aos 100 anos do Rei do Baião –, como Xote Ecológico, Assum Preto e Riacho do Navio, estão sendo trabalhadas em sala de aula com os pequenos estudantes, que aprendem como confeccionar cenários e desenhos, baseados nas músicas de Gonzagão. Os alunos participam, também, de uma oficina de separação do lixo e sua reutilização na confecção de brinquedos com garrafa PET.
Nesta quarta-feira (6), é dia de Cinema na Escola, com a exibição de filmes animados que tratem do tema lixo e os locais corretos a serem destinados. À tarde, no horário das 16h, representantes da Sanear fazem uma palestra sobre Sustentabilidade.
O encerramento da Semana do Meio Ambiente acontecerá no próximo dia 15, às 8h30, com uma caminhada, pelo bairro, das crianças e seus responsáveis, e a entrega de panfletos sobre o perigo do lixo nas ruas e a preservação do meio ambiente também em época de chuvas.
“Desde os primeiros anos, as crianças têm esta consciência. Como agentes multiplicadores, nossos pequenos estudantes acabam levando importantes lições para a comunidade em que vivem”, explica a coordenadora pedagógica do CMEI, Paola Simões. Ela conta que, há algum tempo, as pessoas começaram a colocar lixo na calçada do Centro da Cidade e isto causou certos problemas, como o aparecimento de ratos e baratas. “Vimos, então, a necessidade de trabalhar com eles a temática da sustentabilidade”, relata.
A questão do Meio Ambiente está sendo trabalhada em toda a Rede Municipal de Ensino do Recife, em sala de aula e fora dela. A homenagem a Luiz Gonzaga, que em 13 de dezembro de 2012 completaria 100 anos, foi escolhida pela Secretaria de Educação para permitir que os estudantes da Rede, tanto os da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), possam interagir com a temática da sustentabilidade, preconizada na obra do poeta, músico e compositor de Exu.