Museu Murillo La Greca realiza a exposição Bonsai – árvores do Brasil e do Mundo
Palestras e oficinas também fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente
Para celebrar a Semana do Meio Ambiente e incentivar o plantio de árvores, o Museu Murillo La Greca coloca em evidência as plantas nativas e estrangeiras adaptadas ao nosso clima. As árvores serão expostas em miniatura devido ao cultivo com a técnica do bonsai, considerada por muitos uma verdadeira arte. A exposição intitulada Bonsai – árvores do Brasil e do Mundo será aberta nesta terça-feira (5), marcando o Dia Nacional do Meio Ambiente, e segue até o dia 19 de maio (Dia Nacional do Baobá, árvore de origem africana). Durante todo este período, o museu também realizará palestras e oficinas de bonsai.
Na exposição, os visitantes poderão ver bonsai pau-brasil, bouganvile, jaboticaba, pitanga, caliandras, jurema branca, araçá de piroca e pau mulato, plantas nativas da Mata Atlântica, da Caatinga e do Cerrado. Entre as espécies estrangeiras, serão exibidas iquixória (Indonésia), ficus (China e Japão), juníperos (Norte da Europa, China e Japão), acerola (América Central), baobá (África) e olmo (Argentina).
“São árvores e plantas do nosso dia-a-dia e algumas que estão cada vez mais difíceis de encontrar. Hoje existem muitas crianças que não conhecem o pau-brasil, a árvore que deu nome ao nosso país. O araçá piroca existia em todo o litoral nordestino e hoje é difícil encontrar”, conta a bonsaista Rejane Liberal, responsável pela organização da exposição. Rejane também irá ministrar as palestras Economia verde: cultive bonsai e Preserve uma planta nativa através do bonsai na terça-feira (05) e no dia 12 de junho, sempre às 19h.
“O cultivo do bonsai pode ser uma forma de sustentabilidade, de preservar plantas e ainda ganhar dinheiro. Hoje vivemos em espaços tão pequenos, então o bonsai pode ser uma solução para termos plantas em casa. E ao transformar uma árvore em bonsai, mantemos a planta saudável, todas as características naturais da espécie são preservadas, apenas diminuindo o tamanho. Os bonsai continuam frutificando e geram mudas, preservando e multiplicando as nossas plantas nativas em risco de extinção”, explica Rejane.
Quem quiser aprender as técnicas de cultivo de árvores em miniatura, pode participar de oficinas nos sábados (dias 9 e 16), das 15h às 17h, pagando apenas R$ 15,00 pelo kit com um vaso plástico de bonsai, 1 muda e 1 substrato. A programação do Museu relativa à preservação do meio ambiente termina no dia 19 de junho, às 16h, com debate com o pesquisador Gilberto Vasconcelos, autor do livro Mapa dos Baobás no Brasil.
SERVIÇO
Semana do Meio Ambiente no Museu Murillo La Greca
De 05 a 19 de junho
Museu Murillo La Greca – Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim.
Telefone: 3355- 3127
Exposição Bonsai – Árvores do Brasil e do Mundo
De 05 a 19 de junho
Horário: De terça a sexta-feira, das 09h às 17h, e sábados e domingos, das 13h às 17h.
Entrada Gratuita
Palestras gratuitas
05/06 - das 09h às 10h: Verde que te quero verde (sobre plantio e manutenção de árvores), com Socorro Silvério (Gerência da Sementeira do Recife - Emlurb)
05/06 – das 19h às 20h: Economia Verde – economia verde, com Rejane Liberal
12/06 - das 19h às 20h: Preserve uma planta nativa através do bonsai, com Rejane Liberal
Oficina de Bonsai
Dias 09 e 16/06 – das 15h às 17h
Investimento: kit bonsai por R$ 15,00 (um vaso plástico de bonsai, 1 muda, 1 substrato).
Debate
19/06 – das 16h às 17h
Sobre o livro Mapa dos Baobás no Brasil com o autor Gilberto Vasconcelos
Entrada Gratuita