Prefeitura do Recife faz raio-x em árvores no Parnamirim
Aparelho vai avaliar 40 árvores na comunidade da Zona Norte. O trabalho já ocorreu em 1.580 espécies no Recife e tem por objetivo identificar danos internos como fungos
Para prevenir quanto a possíveis quedas de árvores e galhos, a Prefeitura do Recife inicia nesta quarta-feira (06) uma avaliação da vegetação na Rua João Tude de Melo, no local conhecido como Canal do Serpro. Cerca de 40 árvores serão analisadas por engenheiros e técnicos da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) que irão contar com o auxílio da tecnologia do Arbosonic Test, um aparelho que faz um raio-x, diagnosticando se a espécie apresenta danos internos. A ação deve durar a manhã inteira e se for constatada alguma lesão, a Emlurb programará serviços de manutenção.
O Arbosonic Test é utilizado quando os técnicos não conseguem visualizar problemas na vistoria normal. Desde que foi implantado este sistema, pioneiro no nordeste, cerca de 1.580 espécimes já foram analisadas. Somente neste ano a Prefeitura do Recife já realizou mais de 30.500 serviços de poda em todas as regiões da cidade. O objetivo é reduzir em mais de 70% o risco de queda de árvores e galhos apodrecidos, que acontecem principalmente no período de chuvas mais intensas.
Segundo o diretor de Limpeza Urbana da Emlurb, Rodrigo Brayner, caso sejam identificados problemas nas árvores avaliadas como fungos e outras pragas, na próxima semana será feita a poda ou erradicação. “Vamos começar fazendo um estudo da vegetação com este aparelho que faz uma análise minuciosa e pode identificar possíveis lesões internas através de um software. É um trabalho preventivo para garantir a saúde das árvores e a segurança da comunidade do entorno”, explica Brayner.