NOTÍCIAS

| 05.06.12 - 17h35

Quadrilheiros do Recife viram agentes multiplicadores contra doenças sexualmente transmissíveis

Capacitação voltada para integrantes de grupos juninos ampliou conhecimento dos participantes sobre aspectos como prevenção e contágio

Por Adalberto Junior

Com as festividades do período junino se aproximando, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na tarde desta segunda-feira (04) o I Encontro de Quadrilheiros Sobre DST/Aids e Hepatites Virais. O evento ocorreu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, reunindo representantes de grupos ligados à Fequajupe – Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco para discutir os cuidados, as causas e a situação epidemiológica atual desses agravos na capital pernambucana.

A eles, foram apresentados tópicos relevantes sobre doenças sexualmente transmissíveis e afins por meio de recursos como palestras, exibição de vídeos, rodas de conversa e distribuição de material educativo. A programação ainda teve espaço para uma atualização sobre o combate à dengue feita pela diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeilza Ferraz.

A assessora técnica da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Ayanne Barbosa, foi uma das palestrantes do encontro. Ela destrinchou dados e os conceitos básicos dessas enfermidades no Recife. “As DSTs nem sempre são transmitidas necessariamente numa relação sexual. De qualquer maneira, a forma mais comum de se contaminar é por meio do sexo. Complicações decorrentes do vírus HIV podem se manifestar somente depois de 10 anos após o contágio. Então é sempre importante realizar o teste e expandir o conhecimento sobre a enfermidade”, completou.

A presidente da Fequajupe, Michelly Miguel, disse que o evento representa uma forma de educação continuada. “Nossa intenção é aumentar a divulgação a respeito das DSTs. O evento promovido pela Prefeitura do Recife ajudou e muito para os quadrilheiros tornarem- se agentes multiplicadores e levarem as informações necessárias para outras pessoas que compareçam tanto nos ensaios como nas apresentações”, concluiu.

Representando a Arraialzinho do Cordeiro, mais antiga quadrilha junina da capital pernambucana, Reginaldo Vicente comentou a importância de participar da abordagem. “Nós que trabalhamos com essa parcela da população procuramos passar os caminhos certos da vida. Esse encontro foi muito positivo e nos ajudará a conversar com os integrantes do grupo que, até por serem jovens, estão expostos aos riscos da aids”, afirmou.

Também foram palestrantes da mobilização o coordenador de DST/Aids e Hepatites Virais do Recife , Acioli Neto, e a psicóloga Wedna Galindo, do Centro Municipal de Testagem e Aconselhamento (CTA). No fim do encontro, os participantes receberam materiais educativos, sachês de gel lubrificante e preservativos masculinos.

Parceira - A Federação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco – Fequajupe foi fundada em agosto de 2000, no Recife. A entidade sem fins lucrativos surgiu com o intuito de valorizar e fortalecer o movimento no Estado. Atualmente, reúne 60 grupos infantis e adultos, como Junina Tradição e Origem Nordestina (Casa Amarela); 100 Hora Nordestina (Areias); Lumiar e Pisa na Fulô (Pina); Junina Bacamarte (Cabo de Santo Agostinho); Adrenalina (Orobó); e Balançadrilha (Belo Jardim).