Recife comemora 10 anos do Teste do Pezinho e amplia o serviço para mais três unidades de coleta
Policlínicas Salomão Kelner, Lessa de Andrade e Laboratório Municipal de Saúde reforçarão a oferta do serviço na rede municipal de Saúde
Por Tádzio Estevam
A Secretaria de Saúde do Recife comemora uma data importante para a saúde dos recém-nascidos no Município: o Teste do Pezinho. Para comemorar dez anos de atividade, o serviço de coleta será ampliado das atuais três para seis salas, cuja distribuição oferecerá cobertura em todos os distritos sanitários da capital. A partir das 8h30 desta quarta-feira (06), o secretário de Saúde do Recife, Humberto Antunes, anunciará a duplicação do teste na rede municipal num dos três novos locais do exame, a Policlínica Professor Salomão Kelner, localizada na Estrada Velha de Água Fria, 1658, Água Fria, Zona Norte da capital.
“A primeira década da oferta do Teste do Pezinho representa um marco histórico para a Cidade. É a confirmação do nosso compromisso com a saúde da população desde os primeiros dias de vida. Nesse período já realizamos mais de 100 mil testes. E com a duplicação do número de unidades que prestarão o serviço, ampliaremos ainda mais o acesso, garantindo mais qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito do Recife, João da Costa.
Atualmente, a coleta do material - que consiste numa gotinha de sangue retirada do pezinho do neném -, acontece nas três maternidades municipais: Professores Barros Lima (Casa Amarela); Bandeira Filho (Afogados); e Arnaldo Marques (Ibura). A partir desta quarta, mas dois locais também oferecerão o exame como o Laboratório Municipal de Saúde (Santo Amaro) e a Policlínica Salomão Kelner (Água Fria). O sexto local será a Policlínica Lessa de Andrade no bairro da Madalena. Este último ainda está em processo de organização da sala e finalização do treinamento da equipe. Assim que a sala estiver pronta, toda a população do Recife terá acesso mais fácil ao teste. Os horários de funcionamento variam. No Laboratório Municipal será de segunda à sexta, das 14 às 15h. Na Salomão Kelner também funcionará de segunda à sexta-feira, porém, o horário vai das 13h às 16h.
Este exame possibilita o diagnóstico precoce de doenças congênitas que podem ser tratadas evitando maiores complicações como a Anemia Falciforme. Por essa razão, desde dezembro de 2002 a Prefeitura do Recife iniciou a realização do exame para o diagnóstico da Doença Falciforme para todas as gestantes durante o pré-natal e a oferta do exame em caráter universal para a população em geral. Uma vez identificada a doença, a população recebe encaminhamento para atendimento, tratamento e aconselhamento genético nos ambulatórios especializados de hematologia.
Os referidos ambulatórios encontram-se nas Policlínicas Lessa de Andrade (Madalena); Albert Sabin (Tamarineira); e Agamenon Magalhães (Afogados) com garantia da cobertura vacinal e medicamentos necessários. Em casos de intercorrências e complicações, as pessoas são encaminhadas ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE).
Com a detecção da Doença Falciforme, a Prefeitura do Recife visa ampliar para a população afro-descendente possibilidades de melhor qualidade de vida.
Teste – O Teste do Pezinho ou Triagem Neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das seqüelas associadas à cada doença.
O teste é realizado com sangue retirado do calcanhar da criança. Ele deve ser realizado entre o terceiro e sétimo dia de vida do bebê. É importante saber que no Recife o exame pode ser realizado em qualquer maternidade pública municipal e, a partir desta quarta, também na Policlínica Salomão Kelner, Lessa de Andrade e no Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife no período da tarde.
Estes serviços são iniciativas da gestão municipal na instituição de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e dos direitos humanos na saúde. Desde 2001, com a Lei Municipal nº 16.635, foi criado o Programa de Prevenção e Assistência Integral às Pessoas Portadoras do Traço Falciforme e Anemia Falciforme no Município.
Endereço dos locais de coleta:
Maternidade Prof. Barros Lima - Av. Norte, 6465, Casa Amarela (3355-2168/3355-2169)
Maternidade Prof. Bandeira Filho - Rua Londrina, s/n, Afogados (3355-2230 / 3355-2233)
Maternidade Prof. Arnaldo Marques – Avenida Dois Rios, s/nº - Ibura de Baixo (3355-1814 / 3355-1815)
Policlínica Prof. Salomão Kelner – Estrada Velha de Água Fria, 1658, Água Fria (3355.9929)
Laboratório Municipal de Saúde – Rua Major Codecera, 194, Santo Amaro (3355.2030)