Secretaria da Saúde tem extensa programação no Dia Internacional do Meio Ambiente
Várias atividades contemplaram a data como palestras e peça teatral
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (05), vem sendo lembrado desde a última sexta (01), a partir de intervenções comemorativas de várias secretarias municipais, como Saúde, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Educação, Esportes e Lazer. Todos os eventos são abertos ao público.
Durante todo dia, o shopping Paço Alfândega foi palco de apresentações de teatro de rua protagonizadas pelo grupo de Educação e Saúde do Distrito Sanitário V. A peça abriu espaço para esclarecimento sobre a dengue e uso sustentável da água. Profissionais da Secretaria da Saúde estiveram à disposição do público para orientação em estandes abordando, entre as temáticas, reciclagem, controle de animais peçonhentos, dengue e a preservação das matas. Também foram distribuídos materiais informativos e jogos educacionais.
Já no SESC Santo Amaro aconteceu a Feira da Sustentabilidade. Escolas públicas e privadas do município foram convidadas para participar de oficinas de reciclagem e assistir palestras ministradas pelos Agentes da Saúde Ambiental focando o meio ambiente e debates sobre doenças como a dengue e a filariose. As agentes ainda divertiram os alunos com jogos ambientais feitos de material reciclado. Mais de 100 estudantes estiveram no evento.
Na Praça de eventos da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, as crianças puderam expressar o lado artístico no projeto Cantinho da Pintura. O público infantil teve a oportunidade de pintar, desenhar e debater sobre arte. No final do processo, os trabalhos produzidos foram
expostos na praça. O combate ao lixo foi o foco da caminhada ecológica que teve
concentração na Escola Municipal São Miguel, em Afogados.
Para o entretenimento e conscientização dos participantes uma banda marcial foi convidada para animar a festa. A importância da reutilização do lixo e seu descarte correto também foi tema da caminhada que partiu às 9h30 do Conjunto Residencial Dom Hélder, em Piedade. Durante a ação que aconteceu pela manhã, estandes sobre reciclagem estiveram à disposição do público no próprio condomínio.
No Nascedouro de Peixinhos, o dia foi de prestação de serviços. O Distrito Sanitário II disponibilizou aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento odontológico e demonstração do funcionamento de uma horta. O grupo de teatro As Dengosas fizeram uma apresentação especial no evento aberto ao público. Mais de 100 pessoas participaram da ação.
Outras ações - Nesta quarta-feira (06), o Paço alfândega irá sediar das 9h às 15h mais uma ação do Projeto Recicla, dessa vez em conjunto com o Distrito Sanitário I e o II da Secretaria da Saúde. Artes e objetos produzidos em oficinas por comunidades de bairros
como Casa Forte e Nova Descoberta serão apresentados para o público.
Esclarecimentos sobre a dengue também serão prestados a população a partir das 9h até o meio dia na Praça Matarazzo, no bairro dos Coelhos. Às 10h a Escola Novo Mangue estará aberta para mais de 100 alunos e convidados debaterem o Meio Ambiente através
de orientação em estandes e palestras.
Durante a tarde, a partir das 14h, o Espaço Criança na Rua Glória da Boa Vista, também abordará as temáticas da reciclagem, descarte correto de lixos, doenças como a dengue, além de promover jogos educativos.