NOTÍCIAS

Cultura | 05.06.12 - 13h40

Semana do Meio Ambiente é aberta com debates

A Prefeitura do Recife realiza, até o próximo dia 17, uma série de atividades na cidade

Teve início nesta terça-feira (05) a Semana Nacional do Meio Ambiente, e a Prefeitura do Recife aproveitou o dia para divulgar uma série de atividades programadas para celebrar a data. O evento aconteceu no Centro Cultural dos Correios, bairro do Recife, e contou com a participação de representantes de secretarias e órgãos municipais, da UFPE, da Fundaj, e de empresas como a Gerdau.

Até o próximo dia 17, muitas ações serão desenvolvidas em vários pontos da cidade, como o lançamento da Cartilha de Arborização Urbana; a campanha de Coleta do Lixo Eletroeletrônico (em parceria com a Gerdau); a Mostra Socioambiental no Shopping Paço Alfândega; além de passeio ciclístico na Várzea, caminhada em Boa Viagem e plantio de mudas (que dá início às atividades com 200 mudas a serem plantadas ao longo da Avenida Mascarenhas de Moraes).

A nossa participação é mais uma demonstração do que temos feito para o meio ambiente, uma espécie de prestação de contas das nossas atividades, a exemplo das intervenções em postos de combustíveis e padarias. Também vamos enviar para o Rio+20 um projeto nosso de reflorestamento de áreas verdes, que funciona como uma espécie de compensação ambiental para que as empresas possam recompor a área verde retirada durante suas intervenções”, disse secretário municipal em exercício de Meio Ambiente, Marcílio Cumaru.

O pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Clóvis Cavalcanti, expôs o tema do encontro – Governança e Sustentabilidade: Preparação para o Rio+20 – para os presentes. “Segundo a Comissão sobre Governança Global da ONU, a definição de governança é ‘a soma das várias maneiras de indivíduos e instituições, público e privado, administrarem seus assuntos comuns’. Então, é em cima dessa definição e da sustentabilidade que irei trabalhar no evento”, afirmou Cavalcanti.

As ações socioambientais também se estenderão para a rede pública municipal de ensino, e para o Jardim Botânico do Recife (JBR), onde está prevista uma programação especial com passeios na mata e exposições de arte, vídeos, palestras e peças teatrais.