NOTÍCIAS

| 05.06.13 - 18h04

PCR vai reestruturar serviços de Saúde Mental do Recife

A área de Saúde Mental será uma das mais beneficiadas pelo pacote de ações anunciado ontem (04) pelo prefeito Geraldo Julio. Descrita como uma das prioridades da gestão, a Saúde Mental receberá 78 profissionais, entre psiquiatras, médicos clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.  A expansão da rede voltada para a assistência às pessoas com transtornos ligados ao abuso ou dependência de álcool, crack e outras drogas está entre as principais ações a serem realizadas pela Secretaria, até o final de 2013. Já foram autorizadas as obras de reforma de quatro Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) do tipo AD,  voltados para o tratamento desses usuários.

O prefeito aprovou um acréscimo de 20% no orçamento para o setor de Saúde Mental, o que representa R$ 4,2 milhões extras ao longo de 2013. Ainda no primeiro semestre, serão implantadas três equipes de consultório na rua, três unidades de acolhimento para adultos e uma unidade de acolhimento infantil, além de se expandir a quantidade dos chamados leitos integrais para atendimento à Saúde Mental (utilizados em internações e desintoxicações).

De imediato, três CAPS AD vão ser reformados e passarão a funcionar com serviços 24h. São eles o Centro Eulâmpio Cordeiro, no Zumbi; o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Alcoolismo (CPTRA), na Tamarineira;  e o Centro Luiz Cerqueira, em Santo Amaro, que é focado no tratamento de crianças e adolescentes. O projeto está em fase de discussão com os profissionais e usuários, para levantar as necessidades de adequação de cada unidade e, em seguida, passar à elaboração e licitação.


“A Secretaria de Saúde vem consolidando uma ampla proposta de qualificação e expansão da rede já existente, recompondo as equipes, adequando as instalações físicas e qualificando os  profissionais”, afirma o secretário de Saúde, Jailson Correia, citando o caso do CAPS AD René Ribeiro, também voltado para o tratamento de usuários em álcool e drogas. A unidade, que fica em Afogados, está em reforma e deverá ser entregue em outubro.  A Prefeitura do Recife está investindo R$ 119,500 mil na obra do René Ribeiro.

A secretaria também irá requalificar quatro Albergues Terapêuticos em Unidades de Acolhimento e a expandir a rede de urgência e emergência, através da implantação de 20 leitos integrais em hospitais gerais e do fortalecimento dos fluxos entre a rede psicossocial e o SAMU.
    
JOVENS PSIQUIATRAS – Paralelamente, houve também o credenciamento e abertura do primeiro programa municipal de residência médica, com seis vagas para profissionais interessados em se especializar em psiquiatria com foco na atenção psicossocial. A aprovação do credenciamento representou um incremento de 150% no número de profissionais formados para atuar na rede psicossocial. A seleção foi um sucesso, com 47 candidatos. Os aprovados iniciaram suas atividades em março.

“Tudo indica que a área da formação profissional será contemplada significativamente com a residência de Psiquiatria, pioneira pelo quantitativo de profissionais e, principalmente, por seu caráter territorial e abordagem psicossocial”, acredita Jailson Correia. Além disso, será desenvolvido um curso de atualização voltado para cerca de 200 profissionais médicos e enfermeiros da atenção básica, visando potencializar o cuidado em saúde mental no território.