NOTÍCIAS

Cultura | 05.06.13 - 13h01

Recife mais verde com 5 mil árvores

[caption id="attachment_34828" align="alignnone" width="680"] Geraldo plantou uma muda de Amescla de Cheiro para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A calçada da Escola de Referência Jornalista Trajano Chacon, no Cordeiro, foi escolhida para acolher a muda de árvore de número 5 mil, entre as que já foram plantadas pela Prefeitura do Recife desde janeiro. O prefeito Geraldo Julio foi ao local nesta quarta-feira (5) plantar e regar uma muda de Amescla de Cheiro, em ato que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Até o final do dia, a PCR vai colocar outras 199 mudas na Avenida do Forte e na Rua Cláudio Brotherhood, no Cordeiro, e na Avenida Historiador João Emerenciano, na Iputinga.

Para transformar o Recife em uma cidade mais verde, a Prefeitura plantará 100 mil mudas em quatro anos. Serão 20 mil mudas em 2013 e outras 20 mil em 2014. Já para 2015 e 2016 a meta é garantir a colocação de 60 mil mudas, sendo 30 mil em casa ano. Entre os bairros escolhidos para a ação estão a Madalena, Torre, Prado, Engenho do Meio, Zumbi e Boa Viagem, entre outros.

Geraldo Julio assegurou que a iniciativa mudará, significativamente, a vida no Recife. “É uma celebração. A nossa cidade é uma ilha de calor. Com o plantio, certamente a situação vai melhorar para os pedestres, ciclistas e para os moradores também”, afirmou o prefeito, reforçando o compromisso da gestão com uma cidade mais sustentável.



Na hora plantio não faltou entusiasmo. Os alunos da escola de referência, que estavam assistindo uma aula de Biologia, ganharam um complemento prático da teoria apresentada na sala. “A educação ambiental é fundamental. É importante que os estudantes vejam que um gestor da cidade se importa e tem compromisso com a sustentabilidade, e, consequentemente, em melhorar o aspecto o Recife”, argumentou a professora da disciplina, Eleneide Menezes, 56 anos.

As 100 mudas que serão plantadas hoje no Cordeiro são de várias espécies, a exemplo de Ubaias, Craibeiras e Ipê Roxo. Já o bairro da Iputinga será arborizado com 100 palmeiras. O canteiro central da Avenida Historiador Jordão Emerenciano receberá uma ação paisagística com grama e mudas de Palmeiras de Manila.

Para garantir a preservação das novas mudas, a Secretaria de Meio e Ambiente e Sustentabilidade do município se encarregou de conscientizar os moradores dos locais. “Nós acreditamos muito no processo de educação ambiental para ter uma cidade mais sustentável. Então, cada pessoa pode adotar uma árvore dessas. Assim, será mais fácil mantê-las sempre saudáveis e bem cuidadas. Os moradores terão a oportunidade de atuar como fiscais”, explicou a secretária Cida Pedrosa.

SHOW – Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura do Recife promoverá um show gratuito no Teatro de Santa Isabel, na noite de hoje, com a apresentação da Banda Sinfônica do Recife. O espetáculo, que começa às 19h, contará ainda com recital de poemas e poesias. Para assistir às apresentações basta chegar às 17h e retirar o convite na bilheteria do teatro sem pagar nada.

Esta quarta também será marcada pelo início do processo de realização da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho. Este ano, as discussões vão abordar o tema “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. Trata-se de um assunto que ganha cada vez mais relevância no Brasil e no mundo, devido ao aumento do consumo e da quantidade de lixo.