Geraldo recebe sociedade civil e Consórcio Novo Recife para dialogar sobre projeto
Em mais uma rodada de diálogo, proposta pela Prefeitura do Recife para debater o projeto Novo Recife, um importante passo foi dado para o avanço do entendimento entre as partes envolvidas. Na manhã desta quinta-feira (5), o prefeito Geraldo Julio conduziu uma reunião com integrantes das três empresas que formam o Consórcio Novo Recife e representantes da sociedade civil. Na ocasião, o consórcio se colocou à disposição para dialogar e admitiu a possibilidade de modificação do projeto na parte interna do lote.
Geraldo Julio afirmou que a reunião representa um processo amplo de debate com a participação efetiva da sociedade. "Nós estamos aqui abrindo uma janela que será importante se todo mundo quiser usá-la. Esse é um processo rico, importante, que nos possibilita a negociação. E esse deve ser o papel da prefeitura. Hoje, não debatemos questões de mérito, mas de abertura de diálogo entre as partes", reiterou.
O encontro, realizado no 9° andar da PCR, durou pouco mais de três horas. Além do prefeito e dos representantes do consórcio, participaram da reunião o vice-prefeito Luciano Siqueira, secretários municipais, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PE), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/PE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Movimento Observatório do Recife, Fórum Estadual de Reforma Urbana (FERU) e Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec).
Um dos representantes do consórcio, Eduardo Moura, reforçou o interesse de participar do processo de negociação. "Nós fomos chamados pelo prefeito Geraldo Julio e colocamos que estamos de acordo com o diálogo e a possibilidade de produzir um novo projeto. Nós queremos ressaltar que confiamos na condução da gestão feita pela prefeitura e, junto com as representações de entidades e do movimento, acolheremos as questões que serão apresentadas para entrarmos em um acordo", pontuou.
O próximo passo do Executivo Municipal, como mediador do impasse, será receber amanhã (6), às 14h30, os Ministérios Públicos Federal e Estadual. Participam ainda dessa nova rodada de diálogo as mesmas entidades que estiveram nas primeiras reuniões. A negociação proposta pela prefeitura teve início na última terça-feira (3), quando, a convite do prefeito Geraldo Julio, integrantes do Movimento Ocupe Estelita e representantes da sociedade civil participaram da primeira reunião. Nesse primeiro encontro, o prefeito anunciou a suspensão da licença de demolição dos armazéns do Cais José Estelita.