NOTÍCIAS

Esportes | 05.06.15 - 15h43

Obras do Hospital da Mulher e do Geraldão seguem em ritmo acelerado

img_alt

Prefeito Geraldo Julio vistoriou a unidade de saúde e o ginásio de esportes e acompanhou de perto o serviço executado pelos trabalhadores. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O prefeito Geraldo Julio realizou, na manhã desta sexta-feira (5), vistorias em duas grandes obras importantes para a cidade. O gestor percorreu o local onde está sendo erguido o Hospital da Mulher do Recife, na BR-101, próximo ao Ceasa, e o Ginásio Geraldo Magalhães (Geraldão), na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira. Nos dois locais, o prefeito conversou com os trabalhadores e viu de perto o empenho de cada um deles nos serviços.

A primeira parada foi no Hospital da Mulher do Recife, obra que está com cerca de 75% da obra concluída, e que será a primeira unidade de saúde de grande porte construída pela gestão municipal na capital pernambucana. O hospital está orçado em R$ 56,8 milhões e vai reunir em um único lugar atendimento de urgência e emergência 24 Horas, centro obstétrico, cirúrgico, UTI materna e neonatal, Clínica Ambulatorial, Diagnóstico, Apoio Terapêutico, além de assistência à mulher vítima de violência.

“Estamos fiscalizando de perto a obra para entregar um equipamento de qualidade. Hoje temos 138 trabalhadores atuando aqui no Hospital da Mulher e já estamos instalando os aparelhos de ar-condicionado, acabamento, piso de cerâmica, entre outras coisas. Com este ritmo, acabamos esta obra este ano”, detalhou o prefeito. O equipamento está sendo erguido em uma área de 13 mil metros quadrados e será composto por 150 leitos para o atendimento de mulheres a partir dos dez anos de idade que necessitarem de procedimentos de média e alta complexidade com capacidade para 400 partos e 250 cirurgias ao mês.

Já a obra do Geraldão está com 42% de execução e é orçada em R$ 45,7 milhões.  A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2016. O projeto inclui recuperação estrutural, acessibilidade, climatização e adequação da quadra poliesportiva aos padrões internacionais. O ginásio ganhará alojamentos para 160 pessoas, oito camarotes, tribuna de honra, sala de imprensa e restaurante para 100 pessoas. Serão colocados, também, um placar eletrônico com quatro faces e uma nova coberta.

“Aqui no Geraldão estamos com 80 trabalhadores e a obra foi retomada com toda a força para que possamos entregar de volta à população este equipamento que é tão importante para a população. Depois de mais de 40 anos de inaugurado, vamos entregar o Geraldão totalmente requalificado e que voltará a dar orgulho ao povo recifense. Mas até o final do ano nós vamos entregar esta área externa com as piscinas e vestiários para que já comece a ser utilizado por grupos de idosos e escolas”, afirmou Geraldo. 

A capacidade do ginásio passará a ser de 10 mil pessoas, todas instaladas em cadeiras com conforto e segurança. O parque aquático terá melhorias, com construção de uma piscina semiolímpica de 25 metros e recuperação da piscina existente. A coberta possibilitará, entre outros benefícios, seu uso como equipamento cênico, além da implantação do placar. O Geraldão ganhará rampas laterais para melhorar o acesso e estacionamento para 750 veículos.