Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 05.06.16 - 15h12

Prefeito assina Pacto pela Mata Atlântica no dia Mundial do Meio ambiente

img_alt

Na manhã deste domingo (5), o gestor municipal foi ao Jardim Botânico do Recife dar início à programação da Semana do Meio Ambiente e também assinou documento que garante a restauração do bioma (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A cidade do Recife celebra, de hoje até a próxima sexta-feira (10), a Semana do Meio Ambiente com diversas atividades ligadas à sustentabilidade, educação ambiental e ampliação do verde nas vias públicas. Na manhã deste domingo (5), data que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Geraldo Julio deu início às atividades comemorativas com a assinatura do Pacto pela Mata Atlântica, que garante a inclusão da capital pernambucana nesta ação nacional de restauração do bioma.  

"Temos um pedaço muito pequeno de Mata Atlântica no Brasil que precisa ser cuidado, preservado e restaurado. Hoje, assinamos esse pacto nacional, que firma o compromisso do Recife nesta iniciativa. Uma boa forma de darmos início a essa Semana do Meio Ambiente, que terá várias atividades, tanto aqui no nosso Jardim Botânico, quanto em outros espaços da cidade como o Econúcleo da Jaqueira", explicou o prefeito Geraldo Julio. 

O Pacto pela Mata Atlântica é uma iniciativa de caráter nacional que reúne ONGs, empresas e órgãos públicos com o objetivo de restaurar o bioma. Com a adesão ao Pacto, o Recife, que possui cerca de 6.400 hectares de Mata Atlântica, vai contar com apoio técnico especializado na realização de projetos de restauração e ampliação do bioma. Além disso, o acordo prevê parceiras que poderão promover a implantação de mosaicos e corredores ecológicos, uso sustentável dos recursos naturais, instrumentos de fiscalização e controle, políticas de pagamento por serviços ambientais.

Na ocasião, o gestor municipal deu início às atividades de comemoração da Semana do Meio Ambiente, que vai contar com diversas atividades para envolver e sensibilizar as pessoas na preservação do verde. O prefeito assistiu ainda à apresentação do espetáculo infantil “Casamento de Rosinha com seu noivo reciclado”, e realizou o plantio de duas mudas, ao lado de seus filhos e da primeira-dama, Cristina Melo. 

Sobre a importância da assinatura do Pacto e das comemorações da Semana, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Inamara Mélo, afirmou: "Nós, enquanto cidade, gestoras e pessoas, precisamos nos colocar nessa luta, precisamos transformar as cidades e enfrentar a agressão ao meio ambiente. Me alegra muito poder ver que enquanto poder público estamos comprometidos e engajados nessa causa", afirmou a secretária.

A programação da Semana do Meio Ambiente conta ainda com exposições, teatro, brincadeiras, contação de história e trilhas no Jardim Botânico do Recife e no Econúcleo da Jaqueira, além do plantio de 600 mudas.A semana comemorativa também prevê diversas atividades para envolver e sensibilizar adultos e crianças sobre preservação. 

 

Confira abaixo os detalhes da programação da Semana do Meio Ambiente:

 

 

DOMINGO – 05\06

 

Jardim Botânico

 

10h- Abertura da Semana de Meio Ambiente:

·  Assinatura do Pacto da Mata Atlântica

·  Lançamento da campanha de Arborização (Exposição, campanha de redes sociais e site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife)

·  Anúncio do plantio de 600 árvores nos bairros da Encruzilhada e Joana Bezerra, através de parcerias com a Celpe, Urb e compensações ambientais.

 

11h – Apresentação da peça “Casamento de Rosinha com seu noivo reciclado”

 

11h30 – 15h30 - trilhas, jogos, contação de história e exibição de vídeos educativos.

 

Econúcleo Jaqueira

9h - 11h - Trilha “Conhecendo as árvores do parque”

Brincadeiras, jogos digitais e atividades Ecopedagógicas (Coletivo Vivá – UFPE)

Exposição “Jóias da Natureza” (Coletivo Vivá – UFPE)

Exposições Jardim do Baobá e Fauna do Capibaribe

Votação da campanha We Loves Cities, da WWF – World Wide Found

11h - Exibição de Animais Silvestres – Projeto Trilogia Bio

14h - Trilha “Conhecendo as árvores do parque”

15h30 – espetáculo infantil “Casamento de Rosinha com seu noivo reciclado”

16h30 – Contação de história: “A incrível história do peixe que engoliu um rio”, com Ceci Calado

 

SEGUNDA – 06\06

9h – início do plantio de mudas no bairro da Encruzilhada, com estudantes da Escola Municipal Engenheiro Edinaldo Miranda de Oliveira. Iniciativa em parceria com Celpe.

Local: Rua Inácio Galvão dos Santos e Rua Amaro Coutinho, na Encruzilhada.

 

TERÇA – 07\06

8h-10h – Oficina de Horta Domiciliar

Local: Espaço Ciência

 

9h – Debate sobre a revisão do Manual de Arborização

Local: auditório do Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas

 

9h30 – Trilha temática “Conhecendo árvores nativas da Amazônia”

Local: Jardim Botânico

Inscrição: 3355.0002 (30 vagas)

 

QUARTA – 08\06

9h – início do plantio de mudas no canal do Ibiporã, na Ilha Joana Bezerra. Iniciativa em parceria com a Urb.

 

QUINTA – 09\06

9h – Plantio no Hospital Otávio de Freitas, encerrando o Curso de produção de mudas, paisagismo e plantio realizado pelo Jardim Botânico. Grupo de 30 servidores do hospital.

Local: Hospital Otávio de Freitas.

 

SEXTA – 10\06

9h – Posse dos novos conselheiros do COMAM

Lançamento do edital de projetos ambientais para a sociedade civil

Lançamento da Certificação das Construções Sustentáveis

Local: Econúcleo da Jaqueira

 

9h - Oficina de produção medicamento fitoterápico do projeto Farmácia Viva.

Local: Jardim Botânico